ENTREVISTA| Mais de 7 mil pessoas dos grupos prioritários já podem se vacinar contra a gripe em Santo AugustoÂ
Para se vacinar, não é necessário agendamento: basta comparecer à unidade de saúde mais próxima, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45.
07/04/2025 15:01 por Maira kempf

Patricia e Rosane nos estúdios da Rádio Querência. Foto: Maira Kempf
A Prefeitura de Santo Augusto deu início à campanha de vacinação contra a gripe com as 400 doses recebidas na última semana pela Coordenadoria Regional de Saúde. Mais vacinas devem ser liberadas em breve, conforme a ampliação do repasse estadual. Em entrevista à Rádio Querência, a Coordenadora de Imunizações Patricia Polo e a Coordenadora da ESF Centro, Rosane de Oliveira, falaram sobre aspectos importantes da campanha.
Nesta primeira etapa, a imunização está liberada para todos os integrantes dos grupos prioritários, que incluem 7171 pessoas, sendo:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Servidores dos Correios
Segundo a enfermeira Patrícia Polo, o imunizante ajuda a reduzir o risco de casos graves e óbitos. Neste ano, ele protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e tipo B. A vacina pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Para se vacinar, não é necessário agendamento: basta comparecer à unidade de saúde mais próxima, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45.
Importante:
Quem estiver com sintomas gripais deve aguardar a recuperação para se vacinar.
A vacina não é indicada para pessoas com alergia a ovo.
A vacina da gripe é diferente da vacina contra a Covid-19 e está disponível há mais de 30 anos, comprovando sua eficácia.
Em 2024, mais de 1.700 doses foram descartadas no município por falta de procura, muitas vezes causada por desinformação. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a importância de se vacinar e proteger a comunidade.
O Dia D da vacinação está marcado para o dia 10 de maio, quando também será realizada a campanha de multivacinação para atualização da caderneta e vacinação de acamados.
Não há previsão de liberação da vacina para toda a população, decisão que deve ser tomada pelo Estado.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.