Rádio Querência

Leite ressalta compromisso com políticas de irrigação na abertura da colheita da soja

Ato simbólico foi realizado em Tupanciretã, maior produtor do grão no Estado
Leite ressalta compromisso com políticas de irrigação na abertura da colheita da soja
Evento celebra uma das principais culturas do Rio Grande do Sul, produzida em 434 municípios - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

 

O governador Eduardo Leite participou, nesta sexta-feira (21/3), da abertura oficial da colheita da soja, em Tupanciretã. O ato simbólico ocorreu na Fazenda Pedras Altas. Os titulares das secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, também compareceram.

No evento, Leite reforçou o compromisso do governo com as políticas de irrigação para proteção das lavouras e com o apoio aos produtores. “Celebramos esta colheita porque, apesar das dificuldades, nossos produtores persistem, resistem e fazem do agronegócio gaúcho uma potência. Estamos aqui também para renovar o compromisso do governo com o setor, protegendo nossas lavouras com irrigação, preparação e correção do solo”, frisou.  

Kuhn ressaltou a importância do cultivo da soja para a economia do Rio Grande do Sul, mas mencionou que a safra não será fácil para os produtores rurais, que sofreram com as enchentes e, agora, mais uma estiagem. “Por isso o governo estadual solicita à União uma securitização, ou seja, a renegociação das dívidas dos produtores, para que tenham fôlego para continuar plantando”, disse.

 

Leite discursa na colheita da soja, em Tupanciretã 2025
"Apesar das dificuldades, nossos produtores persistem, resistem e fazem do agronegócio gaúcho uma potência", disse Leite - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

 

O governador e o secretário destacaram o Programa de Irrigação do Estado, que está com edital aberto e destina 20% do valor do projeto de irrigação aos produtores, limitado a R$ 100 mil por beneficiário. O objetivo é aumentar a área irrigada e garantir a produtividade mesmo em tempo de escassez hídrica.

A soja é uma das principais culturas do Rio Grande do Sul, produzida em 434 municípios. Estimativas da Emater/RS-Ascar comparando a safra atual com a do ano passado apontam que o grão apresentou um pequeno aumento de área cultivada, de 0,3%, e que a cultura foi implantada em mais de 6,7 milhões de hectares (ha). No entanto, as condições climáticas não foram favoráveis, o que ocasionou a redução de 17,4% da produção, agora estimada em 15.072.765 toneladas, com produtividade de 2.240 kg/ha (redução de 20,3% de produtividade quando comparada à safra 2023/2024).

Tupanciretã é o maior produtor de soja do Estado, seguido dos municípios de Palmeira das Missões, Júlio de Castilhos, Cruz Alta e Santa Bárbara do Sul. Dados da Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2024, publicação da Seapi, apontam que, em 2023, o Rio Grande do Sul exportou produtos do complexo soja para 61 países, gerando US$ 6,36 bilhões.

Fonte: Governo do Estado RS

M

Autor

Maira kempf

Em: 24/03/2025, 04:09

Mais lidas
Delegado Bruno Chaves confirma que criança estava sozinha no momento do incêndio em Chiapetta
Delegado Bruno Chaves confirma que criança estava sozinha no momento do incêndio em Chiapetta

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Tragédia em Chiapetta: Incêndio consome residência na saída para Inhacorá
Tragédia em Chiapetta: Incêndio consome residência na saída para Inhacorá

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

Menina de 6 anos morre em incêndio em Chiapetta; pai diz que havia saído para comprar lanche
Menina de 6 anos morre em incêndio em Chiapetta; pai diz que havia saído para comprar lanche

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Menina de 6 anos é vítima fatal de incêndio em Chiapetta, ela morava com o pai
Menina de 6 anos é vítima fatal de incêndio em Chiapetta, ela morava com o pai

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Chiapetta e região se despedem da pequena Cláudia Kauani Basso Pommer
Chiapetta e região se despedem da pequena Cláudia Kauani Basso Pommer

Comunidade está em choque após trágico incêndio em residência na localidade de Vila Nova; despedida ocorre na manhã desta sexta-feira.

Anuncie aqui
Últimas notícias
Assembleias digitais da Sicredi já começaram e incentivam participação dos associados em Santo Augusto
Assembleias digitais da Sicredi já começaram e incentivam participação dos associados em Santo Augusto

Gerentes da cooperativa destacam novidades, benefícios e importância do engajamento durante entrevista na Rádio Querência

Santo Augusto terá representantes na FECARS 2026
Santo Augusto terá representantes na FECARS 2026

Maior evento tradicionalista do Estado acontece de 19 a 22 de março com participação local em diversas categorias

Em meio a ameaças de greve de caminhoneiros, governo anuncia medidas para fiscalizar preço do frete
Em meio a ameaças de greve de caminhoneiros, governo anuncia medidas para fiscalizar preço do frete

Ministério dos Transportes informou que empresas que não obedecerem o piso poderão ser suspensas

Pré-assembleia da Cresol reúne associados hoje em Santo Augusto
Pré-assembleia da Cresol reúne associados hoje em Santo Augusto

Encontro ocorre no Salão Paroquial com participação de cooperados de Santo Augusto e Chiapetta