Caravana de Santo Augusto sairá às 6hs para o Grito de Alerta em São Luiz Gonzaga
Grupo de 16 agricultores representará o municÃpio no ato que reivindica melhorias para os atingidos pela estiagem.
18/03/2025 20:45 por Fernando Almeida

Divulgação
Caravanas de Ijuí e região vão participar do Grito de Alerta, nesta quarta-feira, em São Luiz Gonzaga. O evento é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e tem o objetivo de reivindicar melhorias para os agricultores atingidos pela estiagem.
De Ijuí sairá um ônibus às 6h30, defronte ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Jóia, Ajuricaba e Augusto Pestana também terão um ônibus em cada município para levar os participantes.
A primeira tesoureira da Fateg e coordenadora da regional da Fetag de Ijuí, Elisete Hintz, destaca que, dos 17 municípios abrangidos por 13 sindicatos da regional, cerca de 500 agricultores vão integrar o Grito de Alerta. A maior participação será das regionais da Fetag Missões 1 e 2, Ijuí, Três Passos, Santa Rosa e Médio e Alto Uruguai, além de representações de outras regiões como Santa Maria e Santiago.
O 11º Grito de Alerta, inicialmente previsto para maio em Três Passos, foi antecipado e transferido para São Luiz Gonzaga, uma das regiões mais impactadas pela estiagem no estado. Mais de seis mil pessoas já confirmaram presença.
A programação inicia às 6h30 com recepção na Rua São João, em frente à Cresol. A abertura oficial será às 9h, seguida por uma caminhada dos agricultores pelas ruas da cidade, passando por instituições como bancos e INSS. Ao meio-dia, haverá um ato na Praça Matriz, com encerramento previsto para as 13h.
O movimento reivindica apoio governamental para os agricultores endividados devido aos impactos climáticos, buscando a securitização de dívidas com prazos estendidos e juros reduzidos. Também pede a criação de um fundo de catástrofes para auxiliar agricultores familiares afetados, a revogação de resoluções do Proagro para tornar o programa mais acessível e melhorias no atendimento da previdência social rural.
De acordo com Luiz Carlos Pommer, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a cidade de Santo Augusto estará representada no evento com 16 agricultores. O Ônibus estará as 6hs em frente ao Posto São Pedro na ERS 155.
Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS, destaca que a estiagem afeta toda a sociedade, impactando não apenas os produtores, mas também o comércio e outros setores devido à queda na produção agrícola.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.