Rádio
Nenhum programa no ar
Humaitá é mais um município da região que decretou situação de emergência por conta da estiagem
A prefeitura de Humaitá decretou situação de emergência por conta da estiagem no município. O decreto Nº 12/2025 foi publicado na última sexta-feira (7). De acordo com o documento, fica declarada situação de emergência nas áreas do município afetadas pelo evento adverso estiagem.
Entre as justificativas para o decreto assinado pelo prefeito Luiz Carlos Sandri, estão a redução das precipitações pluviométricas e ausência de chuvas previstas para a temporada, o que ocasionou o comprometimento das reservas hidrológicas locais e consequente dano humano ao abastecimento de água.
Laudos de levantamentos anexados ao decreto constatam danos humanos e materiais, além de prejuízos econômicos. Parecer da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil também foi favorável à declaração de emergência.
O Município de Humaitá fica no aguardo da homologação por conta do Governo do Estado e o reconhecimento federal. Após as etapas, o município estará apto a receber recursos emergenciais e os agricultores poderão buscar a renegociação de financiamentos agrícolas.
Dos 21 municípios que integram a Região Celeiro, cinco decretaram emergência: Humaitá, Esperança do Sul, Inhacorá, Miraguaí e São Valério do Sul. Os decretos das prefeituras de Esperança do Sul, Miraguaí, São Valério do Sul e Inhacorá já foram reconhecidos pela União.
Até a tarde deste domingo (9), 218 municípios gaúchos haviam decretado situação de emergência pela estiagem, desses, 65 já tiveram os decretos reconhecidos pela União. Uma população superior a 2 milhões de pessoas já foi afetada no estado e os prejuízos são estimados em mais de R$ 6,9 bilhões em diversos setores da economia gaúcha, segundo levantamento da Famurs.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Autor
Bruno Vargas
Em: 10/03/2025, 13:03

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional


