Rádio Querência

Justiça arquiva uma das ações que pedem cassação de prefeito de Alegria com base em vídeos de suposta compra de votos

Polícia Federal continua a investigar o episódio e outra ação eleitoral sobre o mesmo tema também prossegue
Justiça arquiva uma das ações que pedem cassação de prefeito de Alegria  com base em vídeos de suposta compra de votos
Um dos vídeos que mostram candidato oferecendo dinheiro a eleitora (veja mais abaixo). Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

 

A Justiça Eleitoral arquivou um pedido de cassação do prefeito e do vice-prefeito eleitos em Alegria, cidade de 3,2 mil habitantes no noroeste do Rio Grande do Sul. Esta solicitação para invalidar as eleições majoritárias naquele município tinha sido formulada pelo Ministério Público, após a divulgação de vídeos que mostram um candidato a vereador oferecendo dinheiro a eleitores para que votem em Fábio Schakofski (PSD) para prefeito e Elson Secconi (PP) para vice. Eles foram eleitos.

O candidato a vereador é Cláudio Vargas (PP), que não se elegeu. Os vídeos dele oferecendo dinheiro a dois eleitores motivaram o Ministério Público Eleitoral (MPE) a mover uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), no qual requisita a cassação do aspirante a vereador, do prefeito e do vice. Só que o próprio Ministério Público, agora, voltou atrás após examinar mais detidamente o caso e pediu desistência da ação.

Conforme nota do MPE, ocorreram vícios nas provas que sustentavam a acusação. A defesa do prefeito e do vice diz que os vídeos são armação feita por adversários políticos. A Justiça Eleitoral acatou e a AIJE foi extinta. Mas ainda tramita uma outra ação eleitoral, movida por um partido político adversário, que pede cassação de Schakofski e Secconi por compra de votos.

Polícia Federal abriu inquérito nesta semana. O objetivo é verificar se o prefeito e o vice-prefeito de Alegria estão envolvidos criminalmente em corrupção eleitoral. Caso condenados, poderiam cumprir quatro anos de reclusão por "dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer vantagem, para obter ou dar voto". Essa investigação prossegue, independentemente do arquivamento da ação eleitoral.

Contrapontos

O que diz o prefeito de Alegria, Fábio Schakofski:

"A gente soube que isso são vídeos montados, criados pós-eleição. E a polícia, entrando no meio, vai chegar a quem mandou fazer essa armação. Não conversamos com o candidato a vereador Cláudio, até para não nos acusarem de constrangimento. Nunca pedimos compra de votos. Se ele fez, foi por iniciativa dele, não nossa. É uma montagem. Tem outras pessoas que não aceitaram resultado da eleição e disseram para testemunhas falarem contra nós. Quero ver provarem".

O que diz o vice-prefeito de Alegria, Elson Secconi:

"Estou bem tranquilo em relação a isso. O Cláudio não tem autorização nossa para pedir voto em troca de dinheiro. A comunidade fala que ele fez após eleição".

O que diz Cláudio Vargas:

A reportagem tentou na quinta-feira (27) contato com o candidato a vereador, mas ele não atendeu.

Fonte: GZH

R

Autor

redação

Em: 03/03/2025, 05:14

Mais lidas
Delegado Bruno Chaves confirma que criança estava sozinha no momento do incêndio em Chiapetta
Delegado Bruno Chaves confirma que criança estava sozinha no momento do incêndio em Chiapetta

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Tragédia em Chiapetta: Incêndio consome residência na saída para Inhacorá
Tragédia em Chiapetta: Incêndio consome residência na saída para Inhacorá

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

Menina de 6 anos morre em incêndio em Chiapetta; pai diz que havia saído para comprar lanche
Menina de 6 anos morre em incêndio em Chiapetta; pai diz que havia saído para comprar lanche

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Menina de 6 anos é vítima fatal de incêndio em Chiapetta, ela morava com o pai
Menina de 6 anos é vítima fatal de incêndio em Chiapetta, ela morava com o pai

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Chiapetta e região se despedem da pequena Cláudia Kauani Basso Pommer
Chiapetta e região se despedem da pequena Cláudia Kauani Basso Pommer

Comunidade está em choque após trágico incêndio em residência na localidade de Vila Nova; despedida ocorre na manhã desta sexta-feira.

Anuncie aqui
Últimas notícias
Médico é investigado por cobrar pacientes do SUS em Crissiumal
Médico é investigado por cobrar pacientes do SUS em Crissiumal

Polícia Civil aponta indícios de concussão após cobranças indevidas durante atendimentos vinculados ao sistema público de saúde

Santo Augusto terá representantes na FECARS 2026
Santo Augusto terá representantes na FECARS 2026

Maior evento tradicionalista do Estado acontece de 19 a 22 de março com participação local em diversas categorias

Em meio a ameaças de greve de caminhoneiros, governo anuncia medidas para fiscalizar preço do frete
Em meio a ameaças de greve de caminhoneiros, governo anuncia medidas para fiscalizar preço do frete

Ministério dos Transportes informou que empresas que não obedecerem o piso poderão ser suspensas

Assembleias digitais da Sicredi já começaram e incentivam participação dos associados em Santo Augusto
Assembleias digitais da Sicredi já começaram e incentivam participação dos associados em Santo Augusto

Gerentes da cooperativa destacam novidades, benefícios e importância do engajamento durante entrevista na Rádio Querência