Fetag divulga nota sobre suspensão de financiamentos
Indecisão sobre orçamento da União paralisou contratações de operações subvencionadas do Plano Safra 2024/2025
21/02/2025 07:01 por redação

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, 20, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) informou estar “ciente da suspensão, a partir de 21 de fevereiro de 2025, de novas contratações de financiamentos subvencionados no âmbito do Plano Safra 2024/2025, conforme determinação do Ministério da Fazenda”.
De acordo com Fetag, a medida afeta todos os agentes financeiros e todas as linhas de crédito, exceto as linhas de Pronaf Custeio. A suspensão ocorre em razão de o orçamento da União, de 2025, ainda não ter sido aprovado pelo Congresso Nacional.
“A Fetag-RS compreende a complexidade do cenário, mas reforça a importância de garantir o acesso ao crédito rural para os agricultores familiares, especialmente em um momento de desafios climáticos e econômicos. Diante disso, estamos atuando em conjunto com a bancada gaúcha no Congresso Nacional para acelerar a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, que viabilizará a retomada dos financiamentos subvencionados”, diz o texto.
A federação afirmou ainda que reivindica, junto ao governo federal, “maior empenho na resolução dessa questão, buscando alternativas que minimizem os impactos sobre os agricultores familiares”.
Correio do Povo
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.