Rádio Querência

Ministério da Saúde recomenda vacinação aos que vão se deslocar para áreas com transmissão da febre amarela

De junho de 2024 até o momento, foram confirmados 13 casos humanos, sendo 11 em São Paulo, um em Minas Gerais e um em Tocantins. Destes, 8 casos evoluíram para óbito, todos em São Paulo.
Ministério da Saúde recomenda vacinação aos que vão se deslocar para áreas com transmissão da febre amarela

 

o começo deste mês, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica recomendando a vacinação contra a febre amarela para pessoas que vão se deslocar para regiões com registros de transmissão da doença. A recomendação é para verificar a carteira de vacinação e, caso ainda não esteja vacinado contra a doença, a pessoa procure as unidades saúde com pelo menos 10 dias de antecedência para se imunizar, evitando a exposição a áreas e situações de risco sem proteção.

As localidades do estado de São Paulo concentram a maior parte dos casos de febre amarela em 2025. Por isso, o Ministério da Saúde ampliou o envio de doses do imunizante para o governo estadual, que já recebeu 2 milhões de doses até o início de fevereiro, sendo 800 mil extras. Outras 600 mil doses devem ser enviadas ainda essa semana.  

De junho de 2024 até o momento, foram confirmados 13 casos humanos, sendo 11 em São Paulo, um em Minas Gerais e um em Tocantins. Destes, 8 casos evoluíram para óbito, todos em São Paulo. Quando analisado somente o ano de 2025, foram registrados 9 casos humanos em São Paulo, com 7 óbitos, e um caso humano em Tocantins.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade, e dose única na população de 5 a 59 anos de idade não vacinada.

Diante de registro de casos da doença, a pasta recomenda a intensificação da vacinação:

  • Dose de reforço para viajantes: Indivíduos que receberam a vacina fracionada contra a febre amarela em 2018 e que se destinam a áreas com circulação comprovada do vírus da febre amarela, deverão receber uma dose adicional da vacina em dose padrão;
  • Dose zero: A dose zero da vacina contra a febre amarela, aplicada entre 6 e 8 meses de idade, somente deve ser administrada em crianças que residem ou se desloquem para área onde há circulação confirmada do vírus;
  • Vacinação de idosos: A vacinação de pessoas com 60 anos ou mais deve ser precedida por uma avaliação médica individualizada, considerando o risco de exposição ao vírus da doença e as condições clínicas do paciente.

Até o último dia 10, o ministério distribuiu mais de 4,5 milhões de vacina contra a febre amarela e mais de 270 mil foram aplicadas. Vale destacar que o imunizante é a principal ferramenta de prevenção da doença e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os principais sintomas da doença são: início súbito de febre, dores no corpo em geral, calafrios, náuseas e vômitos, dor de cabeça intensa, fadiga, dores nas costas e fraqueza. Se você apresentar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco.

Acesse a nota técnica

Fonte: Ministério da Saúde

R

Autor

redação

Em: 20/02/2025, 12:51

Últimas notícias
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Polícia de Três de Maio investiga se morte de mulher por atropelamento foi feminicídio ou erro de execução
Polícia de Três de Maio investiga se morte de mulher por atropelamento foi feminicídio ou erro de execução

Investigadores analisam imagens de câmeras e buscam identificar segundo homem atingido por Vectra para esclarecer a real motivação do crime.

Frente Polar: RS Volta a registrar marcas negativas e Quaraí atinge -4,3°C
Frente Polar: RS Volta a registrar marcas negativas e Quaraí atinge -4,3°C

A sexta-feira seguirá com a presença do sol em grande parte do território gaúcho, mas o frio continua intenso

Travessia do Rio Uruguai é suspensa na noite desta quinta-feira em Itapiranga
Travessia do Rio Uruguai é suspensa na noite desta quinta-feira em Itapiranga

Será projetada uma avaliação para a manhã desta sexta-feira

Braga decreta situação de emergência após fortes chuvas
Braga decreta situação de emergência após fortes chuvas

Município sofre graves danos estruturais devido ao temporal e busca agilizar o apoio às famílias atingidas.