Quatro municÃpios da Região Celeiro decretaram emergência por conta da estiagem
Até o momento, apenas o decreto da prefeitura de Esperança do Sul foi reconhecido pela União; já os decretos de Inhacorá, Miraguaà e São Valério do Sul continuam em análise
20/02/2025 07:21 por redação

O painel estadual de monitoramento sobre a estiagem indica que atualmente 157 municípios gaúchos noticiaram situação de emergência, desses, 141 já publicaram decretos oficializando a condição. São 35 municípios com a situação de emergência pela estiagem homologada e 16 com os decretos já reconhecidos pela União.
Dos 21 municípios que integram a Região Celeiro, quatro decretaram emergência: Esperança do Sul, Inhacorá, Miraguaí e São Valério do Sul. Até o momento, apenas o decreto da prefeitura de Esperança do Sul foi reconhecido pela União; os demais continuam em análise.
Já na região da Fronteira Noroeste, são 13 cidades com decretos publicados entre as 20 que integram a região. Decretaram emergência pela estiagem: Alecrim, Campina das Missões, Cândido Godói, Independência, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.
As bacias hidrográficas Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo e Ijuí abrangem o território das regiões Noroeste e Missões. Nessas áreas, são ao todo 39 cidades em situação de emergência.
Bacia Hidrográfica Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo. (Imagem: Divulgação)
Bacia Hidrográfica Ijuí. (Imagem: Divulgação)
.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.