Rádio Querência

Caso Daiane| Denunciado pela morte de indígena em Redentora vai a júri nesta quinta-feira

Júri será realizado na Comarca de Coronel Bicaco
Caso Daiane| Denunciado pela morte de indígena em Redentora vai a júri nesta quinta-feira
Foto: Diones Roberto Becker

O Foro da Comarca de Coronel Bicaco, sediará nesta quinta-feira (13/2), a partir das 8h, o júri do homem acusado pelo estupro e morte de uma menina caingangue, de 14 anos, ocorrida na madrugada de 1º/8/21, em uma área de lavoura no município de Redentora.

O réu, de 36 anos, está preso preventivamente, e responderá pelo crime de homicídio qualificado por feminicídio, motivo torpe, motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e dissimulação, e para assegurar a impunidade de outro crime, somado ao crime conexo de estupro de vulnerável.

A sessão de julgamento será presidida pela Juíza de Direito Ezequiela Basso Bernardi Possani, titular da Vara Judicial da Comarca de Coronel Bicaco.

Estão previstos os depoimentos de 11 testemunhas, além do interrogatório do réu. A acusação estará representada em plenário pelas Promotoras de Justiça Jaquiline Liz Staub e Lucia Helena de Lima Callegari, e a defesa do réu será feita pelas Advogadas Pamela Londero, Ana Caroline da Rosa Massafra e Laura Villar Piccoli. Serão assistentes de acusação os advogados Ubirajara Machado Teixeira e Celso Rodrigues Junior.

Caso

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Daiane Griá Sales foi estrangulada pelo réu e morreu por consequência da asfixia. Segundo o MP, o réu encontrou com a vítima em uma localidade de Redentora, onde aconteciam bailes. Depois que ela aceitou a carona, que também fora oferecida a outras meninas indígenas, o acusado dirigiu até o local dos crimes.

Ainda conforme a denúncia, a morte teria acontecido na sequência dos atos pelos quais o réu cometeu o crime sexual, aproveitando-se do estado de embriaguez da menina, impossibilitada de reagir, usando de violência, com toques e beijos, apoiando-se sobre ela. Segundo o MP, o corpo da vítima foi achado mais de três dias depois dos fatos, em um matagal.

Entre as qualificadoras do crime contra a vida, a denúncia indica o desprezo do denunciado para com a população originária Caingangue e seus integrantes (etnofobia, motivo torpe), e o menosprezo e discriminação à condição de mulher da vítima (feminicídio).

Em interrogatório durante a instrução do processo criminal, o acusado negou ter cometido os crimes. A Defesa pediu a impronúncia em razão da existência de fundada dúvida quanto à autoria dos fatos. Incidente de sanidade mental chegou a ser instaurado, concluindo que o denunciado é totalmente capaz de compreender o caráter ilícito dos fatos.

A sentença de pronúncia, determinando que o caso seja analisado pelo Tribunal do Júri, foi proferida em outubro de 2023.

O Tribunal do Júri

Os crimes dolosos contra a vida, consumados ou não, são julgados pelo Tribunal do Júri. Sete jurados (Conselho de Sentença), escolhidos em sorteio no dia do julgamento, decidem pela culpa ou inocência do réu. Em caso de condenação, cabe ao Juiz estipular o tempo e as condições da pena.

A sessão plenária de julgamento inicia-se com o eventual depoimento de testemunhas e, depois, do acusado. A seguir, na fase de debates, acusação e defesa, nessa ordem, têm uma hora e meia cada para apresentar argumentos. Caso desejem, contarão com mais uma hora para réplica e tréplica. Os tempos são aumentados quando há mais de um réu. Os jurados decidem em votação secreta, assinalando 'sim' ou 'não' em cédulas com questões (chamadas quesitos) sobre a materialidade e autoria do fato julgado.

Fonte: Fonte: TJ/RS

M

Autor

Maira kempf

Em: 13/02/2025, 03:55

Mais lidas
Médico-veterinário natural de São Valério do Sul morre em trágico acidente na ERS-324
Médico-veterinário natural de São Valério do Sul morre em trágico acidente na ERS-324

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa
Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro
Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Identificado homem encontrado morto em apartamento em Santo Augusto
Identificado homem encontrado morto em apartamento em Santo Augusto

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Divulgadas as composições vencedoras do 10º Cantinho Nativo
Divulgadas as composições vencedoras do 10º Cantinho Nativo

Festival celebra a tradição e revela grandes talentos da região em uma manhã de muita emoção e música no Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Últimas notícias
Expofest Ijuí 2026 realiza lançamento oficial nesta sexta-feira (21) e apresenta grandes novidades para o evento
Expofest Ijuí 2026 realiza lançamento oficial nesta sexta-feira (21) e apresenta grandes novidades para o evento

Após café com a imprensa em 4 de agosto, feira confirma reestruturação do parque e atrativos; Rádio Querência fará a cobertura do lançamento

RGE comunica desligamento programado no interior de Santo Augusto para esta próxima segunda-feira (24)
RGE comunica desligamento programado no interior de Santo Augusto para esta próxima segunda-feira (24)

Por medida de segurança, rede deve ser considerada energizada, pois o retorno poderá ser antecipado.

Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila
Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila

Toda a arrecadação será destinada a custear deslocamentos, hospedagem e despesas essenciais da família entre Santo Augusto e Ijuí.

Incêndio destrói galpões com máquinas agrícolas no interior de Nova Candelária
Incêndio destrói galpões com máquinas agrícolas no interior de Nova Candelária

Fogo atingiu uma propriedade rural na comunidade de Duas Esquinas; ninguém ficou ferido e a quantidade de animais afetados ainda não foi informada

Polícia Federal aponta filho de Lula como beneficiário indireto de esquema de tráfico de influência
Polícia Federal aponta filho de Lula como beneficiário indireto de esquema de tráfico de influência

Mensagens obtidas pela PF revelam articulações de lobista com empresários para intermediar contratos no governo federal em favor de Fábio Luís Lula da Silva.

Caso Alice Nitz: Polícia Civil investiga feminicídio em Encantado e descarta vicaricídio
Caso Alice Nitz: Polícia Civil investiga feminicídio em Encantado e descarta vicaricídio

Suspeito, que era ex-padrasto da adolescente de 14 anos, confessou o crime e teve a prisão preventiva decretada