Rádio
Nenhum programa no ar
Alerta de calor intenso no Rio Grande do Sul entre 1º e 5 de fevereiro
A Sala de Situação e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertam que entre os dias 01 a 05 de fevereiro há previsão de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.
As condições climáticas adversas devem atingir as regiões do Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, parte do Sul, Costa Doce, Vales, parte do Nordeste e RMPOA.
No sábado (01), uma massa de ar quente e seco mantém o tempo estável e as temperaturas elevadas na Fronteira Oeste, Campanha e Centro do RS. As mínimas variam entre 18°C e 22°C pela manhã, e as máximas alcançam 30°C a 37°C à tarde. A umidade relativa do ar fica entre 20% e 30%.
No domingo (02), a influência da massa de ar quente e seco persiste na metade Oeste do Estado, mantendo as temperaturas elevadas. As mínimas seguem entre 18°C e 22°C, enquanto as máximas sobem ainda mais, alcançando entre 31°C e 39°C. Na Fronteira Oeste e na Campanha, a umidade relativa do ar permanece em níveis de atenção, entre 20% e 30%.
Na segunda-feira (03), a umidade relativa do ar continua baixa, variando entre 20% e 30% na metade Oeste do Estado, nos Vales, parte do Sul, Costa Doce, parte do Nordeste e RMPOA. As temperaturas mínimas ficam entre 20°C e 23°C, e as máximas variam entre 32°C e 40°C nessas regiões.
Na terça-feira (04), as temperaturas começam altas no Oeste, Centro e Campanha, com mínimas entre 25°C e 27°C nessas áreas e 20°C a 24°C nas demais. À tarde, as máximas sobem para 30°C a 42°C no Oeste, Vales, Sul, Costa Doce, Nordeste e RMPOA, gerando sensação de calor intenso. A umidade relativa do ar continua baixa, entre 20% e 30%.
Na quarta-feira (05), o calor permanece intenso em grande parte do território gaúcho. Pela manhã, os termômetros registram valores entre 22°C e 25°C, enquanto à tarde as máximas variam entre 28°C e 39°C. A umidade relativa do ar segue em níveis de atenção, entre 20% e 30%.
Cuidados durante altas temperaturas:
- Proteja grupos vulneráveis: cuide de crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados.
- Mantenha-se hidratado: beba água regularmente, mesmo sem sede, para evitar desidratação.
- Evite exposição direta ao sol: procure sombra, especialmente entre 10h e 16h.
Fonte: Defesa Civil
Autor
redação
Em: 31/01/2025, 11:47

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional


