Início Notícia Voltar

Encontro Anual da Alenrio celebra escritores e produções literárias do noroeste gaúcho

A programação do IV Literario - Encontro Anual da Alenrio que ocorreu no sábado (7), em Novo Machado, contou com a posse da nova diretoria e a realização do primeiro sarau literário

11/12/2024 07:55 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Rejane Carpenedo


 

Na noite de 7 de dezembro, a Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio), reuniu seus membros titulares no município de Novo Machado para o seu IV Literario - Encontro Anual da Alenrio. O evento, que celebrou o encerramento das atividades de 2024, teve como tema “A literatura como expressão do noroeste” e destacou a produção literária da região.

O IV Literario também marcou a posse da nova diretoria da Alenrio, composta de acadêmicos de diversos municípios do noroeste, o que fortalece sua atuação como parlamento literário. O encontro destacou as conexões entre as narrativas locais e a história do noroeste gaúcho, promovendo um diálogo entre gerações de escritores e reforçando a integração cultural da região.

A programação especial incluiu o primeiro Sarau de Literatura e Arte, onde os acadêmicos apresentaram textos autorais contemplando a diversidade de gêneros literários. Durante a noite festiva, também foi celebrado o aniversário de fundação da Alenrio, que ocorreu em 5 de dezembro, reforçando a missão da entidade de fomentar a literatura.

“Foram apresentados 18 trabalhos no formato de música, poesia, conto, crônica, biografia, narrativa e artigo. A riqueza da produção literária e o comprometimento dos participantes reafirmam nosso propósito de fortalecer a literatura como um dos pilares da cultura regional”, destacou Renato Pereira, presidente da Alenrio.

Tanize Tomasi, vice-presidente da Alenrio, destaca que “eventos como este demonstram que, juntos, podemos projetar a nossa cultura para além das fronteiras e inspirar novas gerações".

No encontro, estiveram representados nove municípios do noroeste. Tucunduva, Novo Machado, Horizontina, Três de Maio, Santa Rosa, Campina das Missões, Santo Ângelo, Três Passos e Santo Augusto possuem membros ativos na entidade. O próximo encontro anual, em 2025, ocorrerá em Campina das Missões.

O evento

Desde sua fundação em 2020, a Alenrio organiza, anualmente, um encontro em dezembro para homenagear os escritores e celebrar a cultura regional. Os primeiros encontros ocorreram em Tucunduva, cidade que sedia a Alenrio e abriga o Acervo da Biblioteca Professor Daniel Scheid, dedicado à preservação da literatura regional. Este ano, o evento foi realizado em Novo Machado, reforçando o caráter itinerante da entidade.

A Alenrio reafirma-se como um espaço essencial de intercâmbio literário e cultural, contribuindo para o fortalecimento da identidade regional e projetando a literatura do noroeste do Rio Grande do Sul para além fronteiras.

A programação completa IV Literario e os trabalhos apresentados estão disponíveis no site do evento, no endereço https://alenrio.org.br/encontro/

Fonte: Assessoria de Comunicação Alenrio



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5