Rádio
Nenhum programa no ar
Defesa Civil emite alerta para tempestades no RS
A Defesa Civil emitiu alertas para tempestades e risco hidrológico entre esta terça-feira (19) e quinta-feira (21) no RS. A previsão indica volume de chuva de até 190 milímetros no Litoral Norte, e de até 100mm na Região Metropolitana, Serra, Vales, Central, Missões, Fronteira Oeste e parte da Campanha.
Na terça-feira (19), uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai e ao transporte de umidade do Oceano, deve ocasionar chuva forte e temporais isolados. As regiões mais atingidas incluem a Fronteira Oeste, a Região Central, a Campanha e a metade Norte do Estado.
Os volumes diários variam entre 70 mm e 90 mm na Fronteira Oeste e Missões, enquanto o Litoral Norte registra cerca de 60 mm. Em áreas de instabilidade, os ventos podem alcançar entre 40 km/h e 60 km/h.
Quarta-feira
Na quarta-feira (20), a situação deve agravar, com chuva intensa espalhada por grande parte do território gaúcho.
Na Região Metropolitana, Serra e parte do Centro, os volumes devem oscilar entre 60mm/dia e 85 mm/dia, enquanto o Litoral Norte pode registrar até 110 mm. As rajadas de vento aumentam, chegando a 75 km/h.
Quinta-feira
A tendência é de chuva mais amena na quinta-feira (21). O Litoral Norte e o Extremo Norte devem registrar volume entre 10 milímetros e 30 milímetros durante o dia, considerado moderado.
No restante do Estado, a chuva será ainda mais fraca, com acumulados inferiores a 10 mm. Porém, as rajadas de vento devem continuar relativamente fortes, atingindo de 50 km/h a 65 km/h em todo o Rio Grande do Sul.
Risco de inundações
A Defesa Civil também emitiu alerta para o risco hidrológico em bacias de todo o Estado. Com volumes que podem superar 150 mm em algumas localidades, córregos, arroios e rios menores podem apresentar elevações rápidas, especialmente no Litoral Norte, onde há risco de inundações gradativas em bacias como Tramandaí e Mampituba.
Enxurradas também são uma preocupação em trechos com chuva intensa. A orientação do órgão é para que a população monitore os níveis de água e siga as recomendações das autoridades locais. Em casos de emergência, os telefones 190 e 193, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, estão disponíveis.
Fonte: GZH
Autor
Maira kempf
Em: 19/11/2024, 04:52

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Município volta a sofrer com tempestade severa apenas dois meses após último desastre climático; equipes de resgate já atuam no local.

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Posse definitiva deve acontecer após o período eleitoral

Emissora prepara programação especial com unidade móvel, boletins e apuração em tempo real direto do cartório eleitoral para Santo Augusto e região.

Proposta que acaba com a escala de seis dias trabalhados para um de folga foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio

Operação especial para o próximo domingo (04/10) contará com mais de 8 mil policiais de reforço

Pré-matrículas para o ano letivo de 2027 podem ser realizadas até 6 de novembro; nesta etapa, famílias devem solicitar a vaga e indicar as escolas de preferência
