Rádio Querência

Mais de 110 mil kits de uniformes já foram escolhidos no período de pré-matrículas na Rede Estadual

Etapa segue até 1º de dezembro
Mais de 110 mil kits de uniformes já foram escolhidos no período de pré-matrículas na Rede Estadual
Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

 

Desde que o período de matrículas na Rede Estadual começou, em 11 de novembro, mais de 110 mil kits de uniformes escolares já foram escolhidos pelos estudantes. As novas peças serão usadas a partir de 2025, em uma iniciativa inédita do governo do Estado para fornecer uniformes a todos os matriculados nas escolas estaduais.

Por meio de um site voltado especificamente para esse propósito, os alunos podem verificar as medidas para escolher tamanho de cada uma das peças disponíveis nos kits. As escolas serão notificadas da decisão de cada matriculado, sendo que os uniformes estarão disponíveis nas próprias instituições de ensino, sem custo algum para as famílias.

Neste momento, a etapa da pré-matrícula, que segue até 1° de dezembro, é destinada somente para aqueles que irão solicitar o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio – seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrado, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem se inscrever no site da Secretaria da Educação, na aba "Matrícula - Chamada Pública".  É necessário escolher a etapa de ensino pretendida.

Para os estudantes que já estão matriculados nas escolas estaduais, a rematrícula ocorrerá de forma automática entre 18 de novembro e 18 de dezembro, desde que eles tenham frequência escolar mínima de 75% de presença.

Ao fazer a matrícula, os alunos que ingressarão na Rede Estadual são direcionados para esta página por meio de um link que aparece na ficha de inscrição. O site orienta sobre os procedimentos necessários, além de apresentar uma tabela de medidas que auxilia na escolha do tamanho. Os estudantes que já estão na Rede Estadual precisam fazer o login no site – usando o e-mail @educar, o número de matrícula ou o nome completo com a data de nascimento. 

O sistema de definição do tamanho dos uniformes pode ser acessado diretamente pelos alunos maiores de 16 anos. Estudantes abaixo dessa idade devem ter um responsável legal, que precisará confirmar seus dados para validar a escolha e a identificação do estudante. 

Kits de uniformes escolares

Os uniformes são divididos em dois formatos de kits, entregues conforme a modalidade de ensino. O primeiro contempla dez peças, incluindo três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom, uma jaqueta, duas calças de moletom e uma bermuda. Será entregue para os estudantes dos Anos iniciais, Fundamental I e II e Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrado ao Ensino Médio. 

O segundo é voltado para os alunos da Educação Profissional concomitante ou subsequente, do aproveitamento de estudos do Curso Normal e da EJA. Esse kit conta três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, um moletom e uma jaqueta.

Até 8 de dezembro, o site permite uma única troca do tamanho dos uniformes, caso a solicitação tenha sido confirmada por engano. Todos os cerca de 740 mil estudantes da Rede Estadual receberão as peças, em um investimento anual de R$ 209 milhões para a confecção e distribuição dos materiais.

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

M

Autor

Maira kempf

Em: 18/11/2024, 12:38

Mais lidas
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense
Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense

Diretor da Medianeira Mecânica Implementos, o empreendedor de 47 anos tinha forte ligação comunitária e empresarial em Ijuí e Santa Maria

Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí
Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí

Homem de 50 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Três homens são presos após policial militar de folga intervir em invasão à casa de vizinho em Ajuricaba
Três homens são presos após policial militar de folga intervir em invasão à casa de vizinho em Ajuricaba

Policial foi até a residência após ouvir pedidos de socorro. Dois dos três suspeitos foram atingidos por tiros, mas não correm risco de vida

Últimas notícias
Instituto Penal de Ijuí alcança 80% de pessoas privadas de liberdade em atividades profissionais
Instituto Penal de Ijuí alcança 80% de pessoas privadas de liberdade em atividades profissionais

São 20 frentes internas e 105 externas, nas quais há vínculos por meio de 37 cartas de emprego e 68 Termos de Cooperação

Comissão aprova punição mais rígida para motorista que causar morte no trânsito
Comissão aprova punição mais rígida para motorista que causar morte no trânsito

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado

Chás caseiros serão tema de Oficina no Docelar
Chás caseiros serão tema de Oficina no Docelar

Encontro será realizado das 14h30 às 16h e é aberto a idosos com 60 anos ou mais