Indígenas são expulsos de suas casas após conflitos entre grupos políticos rivais em São Valério do Sul
Nas redes sociais, circulam apelos por ajuda às famílias indígenas de São Valério do Sul
08/10/2024 07:53 por Maira kempf
Foto: Bruno Vargas
Os conflitos entre grupos políticos rivais continuam na Terra Indígena Inhacorá, em São Valério do Sul. Desde o domingo das eleições, houve um aumento no efetivo policial, e a presença da Polícia Federal foi requisitada pela Justiça Eleitoral. Nesse mesmo dia, foram realizadas prisões de pessoas armadas, além da apreensão de armas e munições.
De acordo com a promotora eleitoral Lais Saboia Souto, após denúncias de intimidação de eleitores por indivíduos armados, policiais militares deslocaram-se para a área e encontraram, em momentos diferentes, pessoas armadas em dois veículos. Os carros também continham munições, balaclavas, miguelitos (pregos retorcidos utilizados para furar pneus) e facas. Quatro homens foram detidos em flagrante, enquanto a investigação sobre a relação entre esses eventos e as eleições prossegue.
Relatos indicam que indígenas que apoiam o prefeito eleito estão sendo expulsos de suas residências, levando apenas as roupas do corpo. Nas redes sociais, (foto abaixo) circulam apelos por ajuda às famílias indígenas de São Valério do Sul, que se deslocaram para a Vila Nova após as expulsões. “Toda doação possível de roupas, calçados, leite, produtos de higiene, cobertores e colchões é bem-vinda! Já temos 35 famílias aqui na Vila Nova, que vieram apenas com a roupa do corpo.”
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.