IFFar e SMS se unem em projeto de prevenção ao câncer bucal em Santo Augusto
Atualmente, um paciente está em tratamento de câncer bucal em Santo Augusto. O câncer bucal possui diversos fatores de risco, como o consumo de tabaco e álcool, má higiene bucal e alimentação deficiente.
15/09/2025 11:07 por Maira kempf

Foto: Adriano Martins
O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Santo Augusto e a Secretaria Municipal de Saúde firmaram uma importante parceria para combater o câncer bucal no município. O projeto de extensão "IFFar Saúde Bucal: Prevenção e Detecção Precoce do Câncer Bucal no Município de Santo Augusto" busca reduzir a incidência e a mortalidade da doença, melhorando a qualidade de vida da população.
Coordenado pela cirurgiã-dentista do IFFar, Débora Cristina Speroni, o projeto conta com a participação de cirurgiões-dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santo Augusto, sob a coordenação da cirurgiã-dentista Bianca Nicoli Wiegert. A iniciativa promove ações educativas, capacitação profissional e exames clínicos para a detecção precoce da doença.
Capacitação e conscientização
Para dar início às atividades, foi realizada uma palestra para os dentistas do município com o estomatologista Dr. Marcelo Saldanha. O especialista abordou o "Diagnóstico em Estomatologia para o Clínico", com foco na identificação de lesões bucais. Nos dias 17 e 19 de setembro, os profissionais participam de aulas sobre o diagnóstico dessas lesões.
Em outubro, a iniciativa chega às UBSs, onde os dentistas farão exames de diagnóstico para identificar possíveis lesões. Se necessário, os casos serão encaminhados para biópsia, garantindo um tratamento rápido e eficiente.
Fatores de risco e sinais de alerta
Segundo informações divulgadas na Rádio Querência, um paciente está em tratamento de câncer bucal em Santo Augusto, o que reforça a importância da prevenção. O câncer bucal é mais comum em pessoas acima de 40 anos e possui diversos fatores de risco, como o consumo de tabaco e álcool, má higiene bucal e alimentação deficiente.
Os profissionais do projeto destacam a importância do autoexame e do monitoramento de sintomas que podem indicar a presença da doença. Fique atento aos seguintes sinais de alerta e procure um dentista caso persistam por mais de duas semanas:
- Nódulos ou caroços na boca ou pescoço
- Feridas que não cicatrizam
- Manchas ou placas brancas ou avermelhadas na boca
- Dor persistente na garganta ou boca
- Dificuldade para engolir, mastigar ou movimentar a língua
- Perda de dentes sem causa aparente
- Rouquidão permanente ou por mais de 15 dias
- Dormência ou formigamento na boca ou face
- Sangramento sem causa aparente
A campanha é um passo fundamental para garantir que a população de Santo Augusto tenha acesso a informações e cuidados essenciais para a prevenção do câncer bucal.
Entrevista completa aqui, a partir dos 30 minutos.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.