Crissiumal, Campo Novo e mais nove cidades terão Defensorias Públicas no RS
Agora, a instituição passará a ter atendimento integral em todas as comarcas do Rio Grande do Sul. Defensorias deverão estar em operação integral até o ano de 2026.
12/09/2024 11:22 por Maira kempf
Membros da Administração Superior e da direção da ADPERGS - Foto: Felipe Daroit – ASCOM DPE/RS
Em sessão realizada no dia 10 de setembro, os deputados aprovaram dois projetos que criam 11 Defensorias Públicas. Trata-se de um marco histórico para a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Com as novas Defensorias serão extintos os atendimentos por deslocamento (quando um defensor acumula funções em mais de uma cidade). Agora, a instituição passará a ter atendimento integral em todas as comarcas do Rio Grande do Sul, conforme previsto na Emenda Constitucional (EC) 80/2014, também conhecida como "Defensoria Para Todos", que estabeleceu que a União, os Estados e o Distrito Federal deveriam ter defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais em um período de oito anos.
Os projetos aprovados autorizam agora a criação das Defensorias Regionais de Arroio dos Ratos, General Câmara, Mostardas, Terra de Areia, Triunfo, Campina das Missões, Campo Novo, Crissiumal, Porto Xavier, Santo Antônio das Missões e Tucunduva.
De acordo com o defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria, a criação das Defensorias já está prevista no orçamento e elas deverão estar em operação integral até o ano de 2026.
“Nós conseguimos, com essa votação histórica na Assembleia, implementar a Emenda 80 e isso vai garantir para todos os cidadãos vulneráveis Defensorias em suas comarcas. É um momento extremamente importante para o crescimento e o fortalecimento da instituição, bem como para milhares de pessoas que dependem da Defensoria Pública do Estado”, comemorou.
Os dois projetos irão agora para sanção do governador do Estado, Eduardo Leite.
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.