Rádio
Nenhum programa no ar
Expointer – agricultora de Santo Augusto é destaque em livro sobre empreendedorismo
A produtora rural Marilene Weber Silva, proprietária da Agroindústria Queijaria D’Nena, de Santo Augusto, participou nesta quinta-feira (29/08) na Expointer, em Esteio, do lançamento do livro que conta a história dela e de outras 11 mulheres gaúchas que estão à frente de agroindústrias familiares. Marilene esteve acompanhada pelo marido, Luiz de Souza e Silva, e pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Estefânia Van Groll, Silvana Canova e Erni Breitenbach.
O livro “As mulheres na agroindústria familiar no Rio Grande do Sul: participação e sustentabilidade” foi produzido durante as viagens das extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Bruna Bresolin, Clarice Bock e Leila Ghizzoni ao interior de doze municípios gaúchos. O livro tem imagens feitas pelo fotógrafo da secretaria de Agricultura Pecuária Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) Fernando Dias e design de Roseana Kriedt, da Emater/RS-Ascar.
MULHERES NO LIVRO
Almirante Tamandaré - Região de Passo Fundo
Doces e Salgados da Vera (farináceos)
Vera Lúcia Santos da Silva
Faxinal do Soturno - Santa Maria
Azienda Bastiane Alimentos (molhos e geleias)
Lisana Ferigolo Bastiani
Feliz - Lajeado
Agroindústria Terra & Vida (Doces e conservas)
Eni de Barros Gayer
Hulha Negra - Bagé
Agroindústria Zago (lácteos)
Sueli Dreher Zago, Milena e Dayza Zago
Lagoão - Soledade
Agroindústria Müller (farináceos)
Bianca Aparecida Muller e Leci Terezinha Muller
Mariano Moro - Erechim
Agroindústria Adoçando a Vida (açúcar mascavo, melado)
Indianara Luana Sacomori Ecker
Maquiné - Porto Alegre
Chácara Lírio do Brejo (plantas desidratadas)
Danielle Peroti Paz, Sheila Peroti Paz e Pietra Peroti Paz
Pinto Bandeira - Caxias do Sul
Agroindústria Vinhos Foresti (vinhos)
Alana Foresti, Lenir Foresti
Santa Rosa - Santa Rosa
Agroindústria Jek (farináceos)
Dolores Maria Beyer Jek
Santo Augusto - Ijuí
Agroindústria Queijaria D´Nena (queijos)
Marilene Weber Silva
Sarandi - Frederico Westphalen
Agroindústria Delícias da Fabi (farináceos)
Fabiana Cristina Casagrande
Turuçu - Pelotas
Agroindústria Delícias Coloniais (conservas vegetais)
Francine Kluge Schimmelpfennig
PEAF
Atualmente, o Rio Grande do Sul contabiliza 3.938 agroindústrias familiares cadastradas e 1.840 inclusas, segundo dados do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado no Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar.
O Pavilhão da Agricultura Familiar, com recorde de expositores, com a presença de 413 empreendimentos familiares, nesta edição tem como diferencial a forte presença de mulheres à frente dos negócios, que representam 217 empreendimentos ? mais da metade das agroindústrias que estão participando. Produtores jovens e novos expositores também se destacam no espaço, um dos mais visitados pelo público.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Jornalista Cleuza Noal Brutti
Autor
redação
Em: 29/08/2024, 11:03

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a Operação Ruptura cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de sete suspeitos e na apreensão de armas, veículos e entorpecentes.

Ação ocorre das 7h às 12h30 no centro da cidade.

Município recebe van acessível do programa estadual "RS Sem Barreiras" em cerimônia oficial no Palácio Piratini Uma comitiva de São Valério do Sul, liderada pelo

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.


