Rádio Querência

Secretário da Agricultura recebe Movimento SOS Agro RS e representantes de instituições financeiras

Foram discutidas soluções para que produtores rurais atingidos pelas enchentes de abril e maio e pelas estiagens de anos anteriores possam acessar recursos financeiros dos bancos, prometidos pela Medida Provisória
Secretário da Agricultura recebe Movimento SOS Agro RS e representantes de instituições financeiras
Foram discutidas soluções para situação de produtores rurais atingidos pelas enchentes e estiagens - Foto: Divulgação Seapi

 

Organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), uma reunião na tarde desta quinta-feira (22/8) reuniu representantes do Movimento SOS Agro RS e de instituições financeiras que atuam no Rio Grande do Sul. Foram discutidas soluções para que produtores rurais atingidos pelas enchentes de abril e maio e pelas estiagens de anos anteriores possam acessar recursos financeiros dos bancos, prometidos pela Medida Provisória (MP) nº 1.247/2024 do governo federal, que foi regulamentada por decreto na semana passada.

Segundo o titular da Seapi, Clair Kuhn, há muitas dúvidas por parte dos produtores rurais e dos próprios bancos. “Os agricultores não estão se sentindo contemplados com as medidas adotadas pelo governo federal para solucionar os problemas de endividamento. E nem os próprios bancos estão conseguindo responder às dúvidas”, explicou. “Então, existe um descompasso entre o que foi proposto na MP e a prática. Por isso, nos reunimos com as instituições financeiras e com o movimento para que possamos esclarecer as reais necessidades e disseminar a informação.”

Um dos problemas apontados pelo grupo é a de produtores que foram afetados na prática, mas como o ponto de georreferenciamento de suas propriedades não está na mancha de inundação do Estado, não conseguem acessar o recurso.

Para esclarecer esse e outros pontos, foi criado um grupo de trabalho com representantes das instituições financeiras e de agricultores líderes do SOS Agro, técnicos e instituições como a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e o Sistema Organização das Cooperativistas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs). O grupo montará um documento até a próxima semana e pretende entregar ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante a Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro.

“Esclarecemos com as instituições financeiras o ponto principal de não estarmos tendo acesso à MP”, disse a coordenadora do Movimento SOS Agro RS, Graziele de Camargo. “Vamos criar uma solução no grupo de trabalho para levarmos ao governo federal e mostrarmos a importância de se resolver a questão e atender o produtor rural.”

Fonte: Governo do Estado RS

R

Autor

redação

Em: 23/08/2024, 11:18

Mais lidas
Moradora de Santo Augusto precisa de ajuda urgente para cirurgia nas pernas
Moradora de Santo Augusto precisa de ajuda urgente para cirurgia nas pernas

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe
Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral
Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Bruno Pradella Machado fica com a faixa de 2ª Prenda pela 2ª Regiao Tradicionalista
Bruno Pradella Machado fica com a faixa de 2ª Prenda pela 2ª Regiao Tradicionalista

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Últimas notícias
Polícia Civil desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Roque Gonzales
Polícia Civil desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Roque Gonzales

Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a Operação Ruptura cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de sete suspeitos e na apreensão de armas, veículos e entorpecentes.

São Valério do Sul Conquista veículo adaptado para Atendimento Especializado
São Valério do Sul Conquista veículo adaptado para Atendimento Especializado

Município recebe van acessível do programa estadual "RS Sem Barreiras" em cerimônia oficial no Palácio Piratini Uma comitiva de São Valério do Sul, liderada pelo

Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga
Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.