Rádio
Nenhum programa no ar
Mpox no RS: Secretaria da Saúde confirma cinco casos no Estado, nenhum da nova cepa da doença
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul informou, na segunda-feira (19), que o Estado tem cinco casos confirmados de mpox em 2024. A doença, anteriormente conhecida como "varíola dos macacos", é uma zoonose viral, ou seja, é transmitida entre pessoas e animais.
A SES informou que três casos são de moradores de Porto Alegre, um caso é de uma pessoa residente em Gravataí e o outro é de um morador de Passo Fundo. Todos os registros são da cepa anterior do vírus e não da nova, que fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência sanitária global em razão da doença.
Dos casos de Porto Alegre, dois são de residentes no município. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um se infectou no Rio de Janeiro em fevereiro e o outro no Canadá em agosto. O terceiro caso é de um morador de São Paulo que apenas fez o teste no RS.
A Prefeitura de Passo Fundo, no norte do Estado, afirma que o paciente do município se consultou em uma clínica privada após uma viagem a São Paulo em julho. O homem permaneceu em isolamento pelo período necessário e agora passa bem. A secretária de Saúde do município, Cristine Pilati, diz que o paciente não apresentou complicações e que não há casos suspeitos na cidade.
Em Gravataí, na Região Metropolitana, a prefeitura afirma que o caso foi notificado em janeiro.
"O paciente em questão foi acompanhado e orientado durante o curso da doença e encontra-se recuperado do agravo", diz o município. Não há nenhum caso ativo na cidade.
Fonte: GZH
Autor
redação
Em: 20/08/2024, 12:02

Ação integrada entre Brigada Militar, Polícia Civil e Força Tática integra a Operação Cerco Fechado para combater a criminalidade na cidade.

Honda Civic e Chevrolet S10, ambos com placas de Ajuricaba, colidiram no km 75 da rodovia; vítima fatal foi identificada como Nathanael Soares

Programação contará com almoço festivo, Grenal de Bombachas e Gaitaço Livre na sede do América FC em Santo Augusto

Enquanto adversários políticos confirmam presença no Parque Assis Brasil, presidente reeditou histórico de baixa assiduidade na feira agropecuária gaúcha.

Medida aprovada pelo Congresso Nacional estende a obrigatoriedade do teste de drogas para os candidatos à habilitação nas categorias A e B

Evento terá início às 14h e seguirá pela Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Matriz

Defesa Civil confirma duas mortes, dezenas de desabrigados e mantém alerta vermelho para fortes chuvas e ventos na região.

Márcio Abreu de Oliveira, de 48 anos, atuava no setor de raio-X da instituição; colisão frontal deixou outras duas pessoas feridas

Acidente envolvendo Fiat Siena e GM Meriva também deixou um casal ferido no final da tarde deste domingo.

Veículo sofre incêndio devido a rompimento de mangueira na Região Metropolitana de Curitiba, mas ocupantes escapam ilesos.

Honda Civic e Chevrolet S10, ambos com placas de Ajuricaba, colidiram no km 75 da rodovia; vítima fatal foi identificada como Nathanael Soares
