Rádio Querência

Senado aprova a volta da identificação de cidade e estado nas placas de veículos

Se não houver recurso para ir a plenário, vai direto para análise da Câmara dos Deputados
Senado aprova a volta da identificação de cidade e estado nas placas de veículos
Foto: Reprodução

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 24 votos a 1 projeto que prevê que as placas veiculares deverão informar o município e o estado no qual o veículo está registrado. Também foi incluída no texto a necessidade de colocar a bandeira do estado no veículo.

Se não houver recurso para ir a plenário, vai direto para análise da Câmara dos Deputados.

Atualmente, os emplacamentos feitos no Brasil seguem o padrão Mercosul, instituído por uma resolução do Contran a partir de 2020, onde constam a bandeira do país de origem do veículo, mas omitem a cidade de origem do carro ou da moto. A informação somente é disponibilizada por meio de uma consulta via aplicativo.

Com isso, o projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e torna obrigatória a apresentação na placa do veículo do nome do município, do estado e da bandeira da unidade da federação.

No relatório, senadores defendem que as informações são importantes para “que as autoridades de trânsito e de segurança pública consigam identificar com facilidade a origem de um veículo em situações como infrações de trânsito, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao veículo”.

A proposta estabelece que a regra somente passaria a valer para carros e motos emplacados um ano depois da publicação da lei.

 

Fonte g1

Fonte: G1

R

Autor

redação

Em: 14/08/2024, 11:28

Mais lidas
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense
Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense

Diretor da Medianeira Mecânica Implementos, o empreendedor de 47 anos tinha forte ligação comunitária e empresarial em Ijuí e Santa Maria

Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí
Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí

Homem de 50 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local