Rádio
Nenhum programa no ar
Proprietários de centro esportivo que desabou em Giruá após tornado são indiciados
A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o centro esportivo que desabou, deixando uma vítima e 57 feridos em Giruá. De acordo com o o delegado regional Charles Dias do Nascimento, os proprietários do estabelecimento foram indiciados por lesão corporal culposa e homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
A vítima foi identificada como Isabeli Soardi, de 26 anos. Conforme a Polícia Civil, um dos feridos precisou passar por sete cirurgias após a queda da estrutura. O caso ocorreu em novembro de 2023
Na ocasião, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do RS informou que os danos foram causados por uma microexplosão. O fenômeno é semelhante a um tornado e "vem como se fosse uma coluna [de vento] e destrói onde ele pega", conforme a meteorologista Cátia Valente.
Segundo o delegado Charles, a perícia apontou que não havia projeto estrutural para as coberturas metálicas, com exceção de uma quadra society, e os anteprojetos não condiziam com o que foi executado.
"Com a ausência de um projeto estrutural, assim como de um responsável técnico pelo dimensionamento e pela execução das estruturas metálicas, impediram a existência de garantia presumida de que, observadas as normas técnicas vigentes, as estruturas resistiriam a rajadas de vento de mais de 200 km/h, desconsiderando-se, ainda, os coeficientes de segurança da resistência do aço", explicou o delegado.
O inquérito policial foi remetido ao Ministério Público (MP), que decide se acusa ou não proprietários do centro esportivo na Justiça. Caso faça isso e o Judiciário aceite a denúncia, eles começam efetivamente a ser julgados pelo crime.
A vítima
A mulher que morreu após o centro esportivo desabar foi identificada pelos bombeiros como Isabeli Soardi, de 26 anos. Ela era fisioterapeuta, tinha uma clínica na cidade e era conhecida por participar de competições esportivas e de iniciativas de incentivo à vida saudável .
Ela havia se tornado mestre em Atenção à Saúde há menos de dois meses. Nas redes sociais, Isabeli comemorou a conquista com uma publicação: "Pensamento de dever cumprido, e com um peso a menos nas costas".
Segundo os bombeiros, dezenas de pessoas estavam no local para uma confraternização, quando o vento forte derrubou o teto do local.
Fonte: G1/RS
Autor
redação
Em: 12/08/2024, 11:47

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a Operação Ruptura cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de sete suspeitos e na apreensão de armas, veículos e entorpecentes.

Ação ocorre das 7h às 12h30 no centro da cidade.

Município recebe van acessível do programa estadual "RS Sem Barreiras" em cerimônia oficial no Palácio Piratini Uma comitiva de São Valério do Sul, liderada pelo

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.


