Rádio Querência

Autorizada venda de passagens para o aeroporto Salgado Filho

Retomada das operações no terminal da Capital terá início no dia 21 de outubro, com 128 voos diários, conforme anúncio dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do extraordinário pela Reconstrução, Paulo Pimenta
Autorizada venda de passagens para o aeroporto Salgado Filho
Obras na pista estão ocorrendo desde 13 de julho. Fraport Brasil / Divulgação

 

O governo federal anunciou a autorização de venda de passagens aéreas para o Aeroporto Internacional Salgado FilhoO terminal voltará a receber voos comerciais a partir de 21 de outubro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) durante coletiva no Palácio do Planalto, pelos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.

Segundo os ministros, há autorização para que os bilhetes comecem a ser comercializados nesta sexta (9). Segundo a colunista Giane Guerra, a comercialização ainda depende de etapa na Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac. A distribuição dos slots (horários de chegada e partida) para as empresas aéreas será realizada pela agência e servirá para indicar quantos voos cada companhia poderá realizar inicialmente.

A previsão é de que o aeroporto possa operar com 100% de capacidade a partir de 16 de dezembro. A retomada acontecerá gradualmente, com 128 voos diários, entre pousos e decolagens, que serão operados das 8h às 22h. 

— Nós conseguimos hoje (quinta-feira) uma decisão muito favorável para o cronograma de retomada da atividade do aeroporto Salgado Filho. (A decisão) vai permitir que a partir de amanhã (sexta) as empresas já possam iniciar o processo de venda de passagens. E mais do que isso, nós conseguimos que a partir do dia 21 de outubro a gente tenha 128 voos diários. Isso significa cerca de 70% da operação do aeroporto de Salgado Filho antes da enchente — afirmou o ministro Paulo Pimenta a Zero Hora.

Pimenta também avaliou que essa medida será favorável para a economia do Rio Grande do Sul, permitindo o aquecimento do turismo na Serra, que foi bastante impactado pelas alterações nos acessos ao Estado. 

— Isso permite que a gente possa já começar a trabalhar com os operadores de turismo, os pacotes para serra gaúcha, o planejamento do Natal Luz de Gramado, eventos que estavam pendentes desta confirmação das vendas de passagens — afirmou. 

Antes do fechamento temporário, em razão da cheia, o Salgado Filho recebia voos de seis diferentes empresas. A distribuição dos slots — horários de chegada e partida — para as empresas aéreas será realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e servirá para indicar quantos voos cada empresa aérea poderá realizar inicialmente.

Obras

Durante o anúncio, os ministros também comentaram sobre o andamento das obras do aeroporto. Com um plano de três fases de reparos, atualmente o local está recebendo reparos nas áreas necessárias para a operação de pouso e decolagem que foram afetadas. Esta etapa deve ser encerrada em outubro.

Por fim, na última parte dos trabalhos está prevista a intervenções em áreas sem movimentação de aeronaves. Devem ser feitos trabalhos de recuperação em regiões da pista e em faixas de estacionamento e de manobras de aeronaves. Também será feita a fresagem em parte do pavimento.

Fonte: GZH

R

Autor

redação

Em: 09/08/2024, 06:56

Mais lidas
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense
Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense

Diretor da Medianeira Mecânica Implementos, o empreendedor de 47 anos tinha forte ligação comunitária e empresarial em Ijuí e Santa Maria

Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí
Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí

Homem de 50 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local