Inmet indica declÃnio de temperatura que abrange todo o RS
Válido até a noite desta quinta-feira (8), comunicado aponta que baixa dos termômetros pode representar "leve risco à saúde"
07/08/2024 13:23 por redação
Por volta das 18h desta quarta-feira (7), os termômetros devem começar a registrar os efeitos da atuação da nova frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul pela manhã. Em alerta que abrange todas as regiões do Estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou "perigo potencial" de declínio de temperatura entre as 18h desta quarta-feira e às 23h59min de quinta-feira (8).
Oriunda da Argentina, a massa de ar frio impede a elevação dos termômetros e avança sobre o território gaúcho. A combinação da variação do vento gelado vindo do país castelhano com o ar quente e úmido que sopra do centro-oeste do Brasil resulta na formação de nuvens carregas com chuva que atingem o Rio Grande do Sul.
O comunicado aponta que a temperatura pode baixar entre 3ºC e 5ºC graus durante o período, em todos os municípios do RS. A mudança climática pode representar "leve risco à saúde", conforme o Inmet.
O alerta ainda abrange quase todo o território de Santa Catarina e parte da metade oeste do Paraná.
Alerta de chuva
A quarta-feira deve ser chuvosa em boa parte do Rio Grande do Sul. Um segundo alerta do Inmet aponta chuva intensa, com incidência de até 50 milímetros, em Porto Alegre e nas regiões Metropolitana, Norte, Central, Vales e Sul, com possibilidade de tempo estável apenas na divisa com Santa Catarina.
Na manhã de quinta-feira, a instabilidade avança em direção ao centro-oeste do Brasil e a tarde deve ser de céu nublado e tempo seco nas regiões Central, Metropolitana e Vales.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.