Início Notícia Voltar

Mapa declara emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul em função da doença de Newcastle

Medida vale pelo prazo de 90 dias

19/07/2024 13:36 por redação


CapaNoticia

 

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta sexta-feira (19), uma portaria que declara estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul. A medida vale por um prazo de 90 dias, em função da detecção de um caso doença de Newcastle em um aviário de Anta Gorda, no Vale do Taquari.

O estado de emergência zoossanitária é declarado sempre que há um risco de uma doença se propagar rapidamente entre os animais, como uma forma de o governo se antecipar a um surto. Segundo o Mapa, a declaração de emergência "prevê uma vigilância epidemiológica de forma mais ágil com a aplicação dos procedimentos de erradicação do foco".

Entre as medidas, estão ações de sacrifício ou abate de todas as aves onde o foco foi confirmado, limpeza e desinfecção do local, adoção de medidas de biosseguridadedemarcação de zonas de proteção e vigilância em todas propriedades existentes no raio de 10km, definição de barreiras sanitárias, entre outras.

O Ministério da Agricultura afirma que "a população não deve se preocupar e pode continuar consumindo carne de frango e ovos, inclusive da própria região afetada".

O Brasil negocia com países importadores medidas para evitar a suspensão das exportação de carne de frango. De acordo com o Mapa, o país tem um acordo com a China que prevê uma "autossuspensão" das exportações de forma imediata, medida que pode ser negociada para limitar a área afetada pela suspensão.

"O acordo com a China se define neste aspecto: fecha imediato, provê a informação, e eles imediatamente dizem o que eles aprovam no segundo momento. Nós já suspendemos, eles não nos fecham. O Brasil autossuspende sua certificação, comunica o foco. A gente está fazendo comunicações país a país e, para cada país, eu peço: 'China, não fecha o Brasil todo, fecha 50 km ao redor'", explica Marcelo Mota, diretor-adjunto do Departamento de Saúde Animal do Mapa.

O mercado brasileiro vende frango para 150 países. Os maiores compradores da carne do RS são Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, China, Japão e Iraque.

"Para alguns países, vai haver um cenário mais extremo e que vai ser feito o fechamento de mercado. E é para isso que o Ministério da Agricultura tem trabalhado para prestar as comunicações de forma mais transparente possível e dizer: 'olha, o foco é circunscrito a uma situação muito localizada no município de Anta Gorda e a gente tentar limitar as restrições nessa exportação'", afirma Mota.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) afirmaram que "as autoridades federais e do estado agiram rapidamente na identificação do caso com interdição da granja, garantindo que não houvesse saída de aves". As entidades ainda disseram que "os protocolos oficiais estabelecidos para a mitigação da situação pontual foram acionados e o entorno segue monitorado".

G1/RS



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramodance

Ouça aqui

91.5 FM

Gramodance
89.7
91.5