Rádio Querência

Idoso morre engasgado com pedaço de carne em SC

Alito Schumann, de 70 anos, chegou a ser atendido pelos socorristas, mas não resistiu. Caso aconteceu em Taió.
Idoso morre engasgado com pedaço de carne em SC
Idoso morre engasgado com pedaço de carne — Foto: Reprodução/Redes Sociais/Funerária Taioense

 

Um homem de 70 anos morreu engasgado com um pedaço de carne em Taió, no Vale do Itajaí. Alito Schumann chegou a ser atendido pelos socorristas, mas não resistiu.

O caso aconteceu na segunda-feira (15) e a identidade da vítima foi confirmada pela família, amigos e a Funerária Taioense. A cerimônia de despedida ocorreu na tarde de terça (16) no cemitério do município.

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) estava passando pelo local onde o homem se engasgou e começou o atendimento.

O Corpo de Bombeiros também foi chamado e percebeu que a vítima não tinha sinais vitais. Schumann foi levado ao hospital da cidade, onde a morte foi atestada.

 

O que é o engasgo?

O engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos. Com isso, o organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).

Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.

Como e por que fazer a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

 

  1. No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
  2. Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
  3. O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

 

Para realizá-la em bebês, é necessário seguir algumas instruções, segundo a Polícia Militar:

 

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

Fonte: G1

R

Autor

redação

Em: 17/07/2024, 11:51

Mais lidas
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense
Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense

Diretor da Medianeira Mecânica Implementos, o empreendedor de 47 anos tinha forte ligação comunitária e empresarial em Ijuí e Santa Maria

Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí
Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí

Homem de 50 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Últimas notícias
Instituto Penal de Ijuí alcança 80% de pessoas privadas de liberdade em atividades profissionais
Instituto Penal de Ijuí alcança 80% de pessoas privadas de liberdade em atividades profissionais

São 20 frentes internas e 105 externas, nas quais há vínculos por meio de 37 cartas de emprego e 68 Termos de Cooperação

Comissão aprova punição mais rígida para motorista que causar morte no trânsito
Comissão aprova punição mais rígida para motorista que causar morte no trânsito

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado

Chás caseiros serão tema de Oficina no Docelar
Chás caseiros serão tema de Oficina no Docelar

Encontro será realizado das 14h30 às 16h e é aberto a idosos com 60 anos ou mais