Rádio
Nenhum programa no ar
AMOR DE MÃE| Para doar rim ao filho, mãe adota práticas de vida saudáveis
O amor materno desafiou a industriária Diva Becker, de 62 anos, a passar por uma significativa mudança para poder doar um rim ao filho, Edivaldo Costa Lima, 38, diagnosticado com doença renal crônica há quatro anos. Obesa e com alterações metabólicas, ela precisou adotar hábitos de vida saudáveis para perder peso e melhorar o quadro clínico.
Graças à sua dedicação, o transplante foi realizado em junho, no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), que fica a pouco mais de cem quilômetros de Sede Nova, município onde mora o empresário. “Mudei de vida pelo meu filho e faria de novo, caso fosse preciso. Foi tudo por ele, que merece ter vida nova daqui para a frente”, disse a mãe, moradora de Campo Bom.
Apesar dos 100% de compatibilidade entre os órgãos, Diva tinha alguns problemas que a impossibilitavam de fazer o procedimento. “Ela estava bem acima do peso e tinha as taxas metabólicas de colesterol e triglicerídeos elevadas. O doador precisa ser uma pessoa saudável para que o transplante corra bem e não ocorram complicações na cirurgia”, explicou Maria Leocádia Padilha, médica nefrologista do HCI.
Decidida, Diva se empenhou para reduzir o peso. Com acompanhamento de uma nutricionista, mudou a alimentação e passou a frequentar a academia regularmente. Com as novas práticas, conseguiu chegar aos 80 quilos necessários para fazer a cirurgia e controlou as taxas metabólicas, possibilitando, enfim, o transplante.
Em recuperação, o filho conta que o transplante refletiu em uma nova forma de lidar com a vida. “Não tinha medo do resultado da minha cirurgia, mas, sim, se minha mãe ficaria bem. Mesmo com todas as dificuldades, esse ato uniu nossa família, fez com que mudássemos as prioridades. Troquei de emprego e comecei a valorizar mais quem está ao meu lado, que é o mais importante”, diz Edivaldo.
“Sou grato a ela não só por ela ter doado um órgão, mas por ter se esforçado tanto para fazer a cirurgia. Minha mãe me deu a vida pela segunda vez e serei grato eternamente”, completou o recém-transplantado.
Fizeram parte do transplante renal a equipe liderada pela médica Maria Leocádia Padilha, composta pelos cirurgiões vasculares Ana Lúcia Caetano, Vinicius Corrêa Pires e Fábio Silva, e pelos urologistas Gilnei Penno e Leonardo Bandeira. O tratamento e o procedimento foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Fonte: HCI
Autor
redação
Em: 16/07/2024, 10:56

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

Em entrevista à Rádio Querência, Secretaria de Saúde reforça prevenção e alerta para mamografias gratuitas pelo SUS.

Candidatos podem se inscrever até 16 de novembro; provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de janeiro de 2027

Programação do Parque Wanderley Burmann destaca o Milk Summit Mercosul, atrações culturais, homenagens no Legislativo

Proposta que reduz a jornada máxima para 40 horas semanais e garante dois dias de folga avança no Congresso sob forte articulação política e expectativa de aprovação em dois turnos.

Decisão aponta o uso de substâncias químicas para mascarar a acidez, reaproveitamento de resíduos e manutenção de planilhas paralelas pela empresa Dielat em Taquara.

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

