Rádio Querência

Segunda quinzena de julho terá veranico, com temperatura até 10°C acima da média no RS

Próximos dias devem ser de tempo seco, com predomínio de sol e gradual elevação dos termômetros.
Segunda quinzena de julho terá veranico, com temperatura até 10°C acima da média no RS
De 19 a 26 de julho, haverá temperatura acima do normal para a época no RS. Camila Hermes / Agencia RBS

 

Após uma primeira quinzena de frio intenso, a segunda metade de julho será marcada por um veranico no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, a temperatura pode ficar até 10°C acima da média para o período, trazendo a sensação de calor de volta ao território gaúcho. A elevação dos termômetros deve ocorrer de forma gradual, com um período mais quente a partir de sexta-feira (19).

Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, comenta que os próximos dias devem ser de tempo seco, com predomínio de sol na maior parte do dia e elevação gradativa da temperatura. Na terça-feira (16), ainda pode chover somente na faixa norte do Estado, mas os volumes não serão significativos.

Em Porto Alegre, as mínimas devem ficar em torno de 12°C e, as máximas, podem variar entre 20°C e 22°C ao longo da semana, afirma Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Já no final desta semana, o cenário fica bem diferente do que foi visto até agora: os termômetros sobem ainda mais, ultrapassando a média de temperatura do período.

— De 19 a 26 de julho, teremos um cenário de temperatura acima da normalidade no Rio Grande do Sul. O Estado deve passar por um período de veranico, dois modelos meteorológicos bem convergentes indicam isso. O tempo ficará firme e quente — aponta Schneider.

Na faixa oeste do Rio Grande do Sul, em regiões como a Campanha, que registrou mínimas negativas nas últimas semanas, a temperatura deve ficar de 4°C a 6°C acima da média. Em algumas áreas, contudo, pode ultrapassar de 8°C a 10°C do habitual para o período.

— Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a temperatura mínima média geralmente é em torno de 12°C ou 13°C. Se ficar de 8°C a 10°C acima, deve chegar a 23°C. As máximas variam em torno de 19°C, então pode chegar a 27°C ou 28°C, o que é quente para essa época. Deve ser bem diferente, em julho não costuma acontecer (esses veranicos) — exemplifica.

O aumento da temperatura deve ocorrer também no centro e no norte do Estado, abrangendo a Capital. Schneider destaca que, no Sul, o tempo ficará mais nublado no final de semana, mas o Norte e o Noroeste — principalmente os municípios que fazem divisa com Santa Catarina — podem ter máximas perto ou acima de 30°C.

Bloqueio atmosférico

Conforme Borges, o retorno do calor será motivado por um bloqueio atmosférico na região central do Brasil, que envolve áreas de alta pressão, inibindo a formação de nuvens de chuva, retirando a umidade, secando o tempo e elevando a temperatura.

— No centro do Brasil vai fazer muito calor e vamos pegar apenas uma parte pequena desse calor. Sexta, sábado e domingo vai ficar um pouco mais aquecido, porque haverá uma frente fria estacionária, beirando a fronteira entre Uruguai e Argentina, fazendo com que o vento de norte aqueça mais o Estado entre sexta e segunda-feira (22) — acrescenta o meteorologista do Inmet.

Retorno da chuva

A partir do dia 24 de julho, o cenário muda, com o retorno da chuva, que deve espantar um pouco o calor. A temperatura permanece de 2°C a 4°C acima da média. No dia 26 os termômetros devem voltar à normalidade.

Fonte: GZH

R

Autor

redação

Em: 16/07/2024, 03:28

Mais lidas
Polícia Civil prende foragido por estupro de vulnerável no interior de São Martinho
Polícia Civil prende foragido por estupro de vulnerável no interior de São Martinho

Homem foi localizado na localidade de São Luiz e encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos

Prefeita Lilian projeta entrega parcial da Rua Coberta até o fim de abril
Prefeita Lilian projeta entrega parcial da Rua Coberta até o fim de abril

Obra segue em andamento e a cobertura será concluída em uma nova etapa

Em meio a ameaças de greve de caminhoneiros, governo anuncia medidas para fiscalizar preço do frete
Em meio a ameaças de greve de caminhoneiros, governo anuncia medidas para fiscalizar preço do frete

Ministério dos Transportes informou que empresas que não obedecerem o piso poderão ser suspensas

Homem que torturou e matou companheira é condenado a 99 anos de prisão em Frederico Westphalen
Homem que torturou e matou companheira é condenado a 99 anos de prisão em Frederico Westphalen

Evandro do Amaral foi julgado por feminicídio e tortura nesta terça-feira (17). Crime ocorreu em janeiro de 2025

Últimas notícias
Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Bolsonaro
Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Bolsonaro

Ministro do STF atendeu pedido da defesa do ex-presidente

Ministro da Educação confirma autorização para curso de Medicina na Unipampa, em Bagé
Ministro da Educação confirma autorização para curso de Medicina na Unipampa, em Bagé

Camilo Santana fez anúncio durante visita técnica; ainda não há prazo para implementação

STF forma maioria para manter privatização da Corsan
STF forma maioria para manter privatização da Corsan

PT questiona lei que autorizou a venda da companhia, além da retirada do mecanismo de consulta popular para venda da empresa

IFSul suspende alunos após lista com conteúdo ofensivo sobre alunas em Pelotas
IFSul suspende alunos após lista com conteúdo ofensivo sobre alunas em Pelotas

Material distribuído por aplicativos de mensagem classificava alunas usando termos de cunho sexual