Rádio
Nenhum programa no ar
Semana terá retorno do sol e temperaturas em elevação em todo o RS
Depois de um período de frio e muita instabilidade, os gaúchos devem ganhar um alívio nas condições do tempo a partir desta segunda-feira (15). A expectativa da meteorologia é de que a maior parte do Rio Grande do Sul tenha pela frente dias de sol entre nuvens e termômetros em elevação, pelo menos até o meio da semana. A exceção é a região do Litoral Norte, onde ainda pode chover até a terça (16).
A previsão da Climatempo indica que, nesta segunda, o sol deve reaparecer entre nuvens ao longo de todo o dia. Não há expectativa de chuva em praticamente todo o Estado. Apenas na faixa litorânea a expectativa é um pouco diferente: o tempo pode ficar instável com possibilidade de chuva a qualquer momento.
A massa de ar polar que enregelou o Rio Grande do Sul nos dias anteriores começa a perder força, e as temperaturas passam a se elevar em algumas áreas. Na Serra, porém, o frio intenso ainda deve predominar.
Na terça, se mantém a condição de tempo estável em praticamente todo o Estado, com o sol predominando entre nuvens. A exceção volta a ser o Litoral, onde há chance de pancadas isoladas. A temperatura deve manter a tendência de elevação progressiva em todas as regiões principalmente à tarde.
A previsão é de que esse cenário permaneça inalterado na quarta-feira (17), com tempo firme e sem chuva no Rio Grande do Sul. Termômetros devem seguir registrando marcas mais elevadas. Espera-se a formação de nevoeiros na faixa central, no Oeste e na Campanha.
Em Porto Alegre, por exemplo, as mínimas devem permanecer estabilizadas entre 12ºC e 13ºC entre segunda e quarta-feira. Já as máximas passam dos 15ºC esperados para o domingo para 17ºC no começo da semana e 20ºC nos dois dias seguintes.
Em Caxias do Sul, na Serra, a expectativa é semelhante: as temperaturas mais baixas devem permanecer em 9ºC, mas na parte mais quente do dia pulam de 13ºC para 18º até a quarta-feira.
Temperatura pode chegar a 25 ºC na sexta
Meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Vagner Anabor acredita que as máximas devem se manter em crescimento até chegar a cerca de 25ºC na sexta (19).
— Deste domingo até segunda, estamos sob ventos frios de Sudeste. Depois, teremos um período de ventos fracos e aquecimento gradual, chegando aos 24ºC, 25°C. Quando o vento vira de Sul, a subida das temperaturas é interrompida e voltamos para um período mais frio — explica Anabor.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Heráclio Alves afirma que, para toda a próxima semana, a expectativa é de tempo mais firme no Estado, com chuvas concentradas em maior grau em Santa Catarina e no Paraná.
— Essa situação pode mudar apenas a partir da outra semana, mas ainda é um pouco cedo para dizermos como vai ficar o tempo para os gaúchos porque vai depender de como as frentes frias provenientes da Argentina vão se comportar — acrescenta Alves.
Fonte: GZH
Autor
redação
Em: 15/07/2024, 03:50

Homem foi localizado na localidade de São Luiz e encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos

Obra segue em andamento e a cobertura será concluída em uma nova etapa

Ministério dos Transportes informou que empresas que não obedecerem o piso poderão ser suspensas

Evandro do Amaral foi julgado por feminicídio e tortura nesta terça-feira (17). Crime ocorreu em janeiro de 2025

Ministro do STF atendeu pedido da defesa do ex-presidente

Camilo Santana fez anúncio durante visita técnica; ainda não há prazo para implementação

PT questiona lei que autorizou a venda da companhia, além da retirada do mecanismo de consulta popular para venda da empresa

Material distribuído por aplicativos de mensagem classificava alunas usando termos de cunho sexual



