Rádio Querência

Avanço de nova massa de ar polar pode causar neve no RS neste final de semana

Fenômeno deve trazer frio e umidade ao Estado. Com essa combinação, pode nevar, ter chuva congelada ou congelante em alguns municípios da Serra.
Avanço de nova massa de ar polar pode causar neve no RS neste final de semana
Serra registrou neve em julho de 2021. Na ocasião, moradores aproveitaram a condição climática para brincar. Anselmo Cunha / Agencia RBS

 

Uma nova massa de ar frio de origem polar avança com intensidade sobre a Argentina e causará mais episódios de frio no Rio Grande do SulDiferentemente do último final de semana, os municípios gaúchos não devem registrar temperatura negativa generalizada. Em compensação, o fenômeno pode causar neve ou chuva congelada nas regiões mais altas da serra gaúcha no sábado (6) e no domingo (7).

— No fim de semana teremos chuva, possibilidade de algum tipo de precipitação invernal e geada — garante Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. Ela ressalta, ainda, que o termo precipitação invernal é utilizado para definir fenômenos como neve, chuva congelada ou chuva congelante. 

Josélia garante que é impossível saber com antecedência qual será o tipo de precipitação invernal que deverá ser registrada no Rio Grande do Sul. Ela afirma que há possibilidade de acontecer mais de um fenômeno ao mesmo tempo. Os municípios podem registrar chuva líquida primeiro e, à medida que a temperatura reduza, chuva congelada ou neve.

A nova frente fria que avança sobre o Estado deverá trazer muita umidade. Essa combinação de frio com umidade pode causar precipitações invernais nas regiões mais altas da Serra, em municípios como São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus, por exemplo.

Em 2021, quando neve foi registrada na região, moradores e visitantes de cidades como Gramado, Canela e São Francisco de Paula puderam aproveitar o evento climático para fotos e brincadeiras. 

— No sul do Rio Grande do Sul, o frio será intenso e o céu deverá ficar com poucas nuvens no fim de semana. Por isso, há condições para formação de geada em regiões como a Campanha, Uruguaiana. Geada não tem nada a ver com neve ou chuva congelada, não é uma precipitação  — acrescenta a meteorologista. 

Fonte: GZH

R

Autor

redação

Em: 04/07/2024, 04:22

Mais lidas
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense
Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense

Diretor da Medianeira Mecânica Implementos, o empreendedor de 47 anos tinha forte ligação comunitária e empresarial em Ijuí e Santa Maria

Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí
Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí

Homem de 50 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Últimas notícias
Instituto Penal de Ijuí alcança 80% de pessoas privadas de liberdade em atividades profissionais
Instituto Penal de Ijuí alcança 80% de pessoas privadas de liberdade em atividades profissionais

São 20 frentes internas e 105 externas, nas quais há vínculos por meio de 37 cartas de emprego e 68 Termos de Cooperação

Comissão aprova punição mais rígida para motorista que causar morte no trânsito
Comissão aprova punição mais rígida para motorista que causar morte no trânsito

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado

Chás caseiros serão tema de Oficina no Docelar
Chás caseiros serão tema de Oficina no Docelar

Encontro será realizado das 14h30 às 16h e é aberto a idosos com 60 anos ou mais

Avanço de nova massa de ar polar pode causar neve no RS neste final de semana | Rádio Querência