Rádio Querência

Primeiro santo millennial: papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis

Acutis faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia. Ele foi beatificado pelo Vaticano em 2020 depois de reconhecer dois milagres póstumos. Um dos atos seria a cura de uma criança no Mato Grosso do Sul em 2010
Primeiro santo millennial: papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis
A cerimônia de canonização de Acutis deve ocorrer durante o Jubileu de 2025. Associação Carlos Acutis / Divulgação

 

Popularmente conhecido como padroeiro da internet, Carlo Acutis será canonizado pela igreja Católica e se tornará o primeiro santo millennial – geração nascida entre 1980 e 1995. Durante o Consistório Público Ordinário realizado nesta segunda-feira (1º), no Vaticano, o Papa Francisco e outros cardeais aprovaram a canonização de 15 beatos, entre eles Acutis.

O Vaticano beatificou Acutis em 2020, após reconhecer dois milagres póstumos do italiano. Um dos feitos atribuídos ao beato é a cura de uma criança de Mato Grosso do Sul, em 2010, que sofria com problemas no pâncreas e melhorou após tocar em uma peça de roupa que pertencia a Acutis e continha seu sangue.

Ainda sem data definida, a cerimônia de canonização de Acutis deve ocorrer durante o Jubileu de 2025 – evento que reúne fiéis na Praça São Pedro, em frente ao Vaticano, a cada 25 anos. Conforme informações do jornal O Globo, o pontífice argentino autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a “promulgar o milagre atribuído ao Beato Carlo Acutis”.

— O Senhor respondeu ao desejo de tantas pessoas que rezaram por sua canonização — disse Antonia Salzano, mãe de Acutis, à Rádio Vaticano nesta segunda-feira.

Outro milagre atribuído a Acutis aponta que Valéria, uma jovem costa-riquenha curou-se de um grave acidente de bicicleta após sua mãe viajar até a Itália e rezar em frente ao túmulo do beato. 

A igreja católica atribui o título de beato – processo de beatificação, o qual Acutis passou em 2020 – a pessoas cujo há evidências que comprovem a realização de um milagre. Quando mais de um ato divino é atribuído a mesma pessoa e reconhecido pelo Vaticano, acontece a canonização, ação que torna a pessoa Santa.

Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis morreu precocemente em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia. Devoto de Virgem Maria, o jovem nascido na Inglaterra e criado na Itália, era apaixonado por computação e desenvolveu sites católicos para catalogar milagres reconhecidos pelo Vaticano.

— Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística — declarou a mãe, Antonia Acutis, à agência de notícias católica ACI.

A plataforma online também servia como forma de evangelizar fiéis e rendeu a Acutis o apelido de Padroeiro da Internet. Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. É possível visitar o corpo do jovem, exposto no Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália. Conforme o Vaticano, os restos mortais do jovem estão em bom estado de conservação e foram recompostos.

— Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo — disse ao site de notícias do Vaticino o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino.

 

Fonte: Fonte; GZH

R

Autor

redação

Em: 02/07/2024, 05:09

Mais lidas
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Vítima de execução em Campo Novo é identificada
Vítima de execução em Campo Novo é identificada

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto
Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto
Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

Últimas notícias
Prisão de Suspeito por Homicídio em Coronel Bicaco
Prisão de Suspeito por Homicídio em Coronel Bicaco

Operação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar resulta no cumprimento de mandado de prisão temporária pelo assassinato de Anderson Oliveira de Deus ocorrido em setembro.

Outubro Rosa: Caminhada em Santo Augusto é transferida para o dia 21
Outubro Rosa: Caminhada em Santo Augusto é transferida para o dia 21

Em entrevista à Rádio Querência, Secretaria de Saúde reforça prevenção e alerta para mamografias gratuitas pelo SUS.

UFSM abre inscrições para Vestibular 2027 e PSS com 263 vagas em Palmeira das Missões
UFSM abre inscrições para Vestibular 2027 e PSS com 263 vagas em Palmeira das Missões

Candidatos podem se inscrever até 16 de novembro; provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de janeiro de 2027

Expofest Ijuí tem entrada gratuita nesta quarta-feira com abertura às 14h
Expofest Ijuí tem entrada gratuita nesta quarta-feira com abertura às 14h

Programação do Parque Wanderley Burmann destaca o Milk Summit Mercosul, atrações culturais, homenagens no Legislativo

Senado deve votar nesta quarta-feira PEC que acaba com a escala 6x1
Senado deve votar nesta quarta-feira PEC que acaba com a escala 6x1

Proposta que reduz a jornada máxima para 40 horas semanais e garante dois dias de folga avança no Congresso sob forte articulação política e expectativa de aprovação em dois turnos.

Justiça do Rio Grande do Sul condena 15 investigados por esquema de adulteração de leite com soda cáustica
Justiça do Rio Grande do Sul condena 15 investigados por esquema de adulteração de leite com soda cáustica

Decisão aponta o uso de substâncias químicas para mascarar a acidez, reaproveitamento de resíduos e manutenção de planilhas paralelas pela empresa Dielat em Taquara.