Rádio Querência

Primeiro santo millennial: papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis

Acutis faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia. Ele foi beatificado pelo Vaticano em 2020 depois de reconhecer dois milagres póstumos. Um dos atos seria a cura de uma criança no Mato Grosso do Sul em 2010
Primeiro santo millennial: papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis
A cerimônia de canonização de Acutis deve ocorrer durante o Jubileu de 2025. Associação Carlos Acutis / Divulgação

 

Popularmente conhecido como padroeiro da internet, Carlo Acutis será canonizado pela igreja Católica e se tornará o primeiro santo millennial – geração nascida entre 1980 e 1995. Durante o Consistório Público Ordinário realizado nesta segunda-feira (1º), no Vaticano, o Papa Francisco e outros cardeais aprovaram a canonização de 15 beatos, entre eles Acutis.

O Vaticano beatificou Acutis em 2020, após reconhecer dois milagres póstumos do italiano. Um dos feitos atribuídos ao beato é a cura de uma criança de Mato Grosso do Sul, em 2010, que sofria com problemas no pâncreas e melhorou após tocar em uma peça de roupa que pertencia a Acutis e continha seu sangue.

Ainda sem data definida, a cerimônia de canonização de Acutis deve ocorrer durante o Jubileu de 2025 – evento que reúne fiéis na Praça São Pedro, em frente ao Vaticano, a cada 25 anos. Conforme informações do jornal O Globo, o pontífice argentino autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a “promulgar o milagre atribuído ao Beato Carlo Acutis”.

— O Senhor respondeu ao desejo de tantas pessoas que rezaram por sua canonização — disse Antonia Salzano, mãe de Acutis, à Rádio Vaticano nesta segunda-feira.

Outro milagre atribuído a Acutis aponta que Valéria, uma jovem costa-riquenha curou-se de um grave acidente de bicicleta após sua mãe viajar até a Itália e rezar em frente ao túmulo do beato. 

A igreja católica atribui o título de beato – processo de beatificação, o qual Acutis passou em 2020 – a pessoas cujo há evidências que comprovem a realização de um milagre. Quando mais de um ato divino é atribuído a mesma pessoa e reconhecido pelo Vaticano, acontece a canonização, ação que torna a pessoa Santa.

Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis morreu precocemente em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia. Devoto de Virgem Maria, o jovem nascido na Inglaterra e criado na Itália, era apaixonado por computação e desenvolveu sites católicos para catalogar milagres reconhecidos pelo Vaticano.

— Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística — declarou a mãe, Antonia Acutis, à agência de notícias católica ACI.

A plataforma online também servia como forma de evangelizar fiéis e rendeu a Acutis o apelido de Padroeiro da Internet. Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. É possível visitar o corpo do jovem, exposto no Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália. Conforme o Vaticano, os restos mortais do jovem estão em bom estado de conservação e foram recompostos.

— Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo — disse ao site de notícias do Vaticino o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino.

 

Fonte: Fonte; GZH

R

Autor

redação

Em: 02/07/2024, 05:09

Mais lidas
Médico-veterinário natural de São Valério do Sul morre em trágico acidente na ERS-324
Médico-veterinário natural de São Valério do Sul morre em trágico acidente na ERS-324

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa
Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro
Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Identificado homem encontrado morto em apartamento em Santo Augusto
Identificado homem encontrado morto em apartamento em Santo Augusto

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Homem é encontrado morto em apartamento em Santo Augusto
Homem é encontrado morto em apartamento em Santo Augusto

Polícia trabalha com a hipótese de suicídio em ocorrência registrada na tarde desta terça-feira, 18 de agosto

Últimas notícias
Colisão entre carro e ônibus da Banda Modello deixa motorista morto na ERS-324, em Ronda Alta
Colisão entre carro e ônibus da Banda Modello deixa motorista morto na ERS-324, em Ronda Alta

Batida frontal ocorreu no quilômetro 99 da rodovia; integrantes da banda que viajava para Santa Catarina não se feriram.

Representantes do Vida Card apresentam benefícios do cartão de saúde na Rádio Querência
Representantes do Vida Card apresentam benefícios do cartão de saúde na Rádio Querência

Durante entrevista, equipe apresentou planos, descontos em consultas, exames, farmácias, atendimento 24 horas e benefícios para internação hospitalar.

Expofest Ijuí 2026 realiza lançamento oficial nesta sexta-feira (21) e apresenta grandes novidades para o evento
Expofest Ijuí 2026 realiza lançamento oficial nesta sexta-feira (21) e apresenta grandes novidades para o evento

Após café com a imprensa em 4 de agosto, feira confirma reestruturação do parque e atrativos; Rádio Querência fará a cobertura do lançamento

RGE comunica desligamento programado no interior de Santo Augusto para esta próxima segunda-feira (24)
RGE comunica desligamento programado no interior de Santo Augusto para esta próxima segunda-feira (24)

Por medida de segurança, rede deve ser considerada energizada, pois o retorno poderá ser antecipado.