Rádio Querência

Frigorifícos da região fazem primeiro embarque de carne suína com destino às Filipinas

RS faz primeiro embarque de carne suína com destino às Filipinas
Frigorifícos da região fazem primeiro embarque de carne suína com destino às Filipinas
Filipinas são consideradas um importante mercado da carne suína brasileira - Foto: Ascom Alibem

 

Ocorreu, na terça-feira (25/6), o primeiro embarque de carne suína do Rio Grande do Sul com destino às Filipinas. O produto tem como origem frigoríficos da empresa Alibem, em Santo Ângelo e Santa Rosa.

“Esse é mais um avanço do Rio Grande do Sul para a abertura de novos mercados aos produtos gaúchos. Mostra a excelência da defesa sanitária animal do Estado, com protocolos que garantem a segurança alimentar e fazem nossa proteína animal chegar a outros países”, afirma o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn.

Segundo o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, as Filipinas são um importante mercado da carne suína brasileira. Para ele, o país deverá ser o segundo maior comprador em 2024, perdendo apenas para a China. Em 2023, as Filipinas foram o terceiro maior mercado, com mais de 126 mil toneladas de carne suína exportada.

“Trata-se de uma vitória que foi possível após a conquista do status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Se considerar aves e suínos, as duas proteínas aprovadas para a exportação do Estado para as Filipinas, o volume em 2023 foi de 394 mil toneladas”, detalha Kerber.

Em março deste ano, as autoridades filipinas reconheceram a equivalência de sistemas de inspeção sanitária, especificamente para as exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de aves. O Departamento de Agricultura e Inspeção das Filipinas outorgou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorização para certificar e habilitar estabelecimentos auditados pela missão de inspeção do país asiático, num modelo conhecido como ”system accreditation”. O acordo, que é válido por três anos, inclui a possibilidade de habilitar outras unidades produtivas que atendam aos requisitos estabelecidos.

Em dezembro de 2023, o Rio Grande do Sul fez parte do roteiro da missão das Filipinas que veio avaliar o sistema de defesa sanitária brasileiro e culminou na conquista do system accreditation. Os técnicos estrangeiros estiveram na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e no posto de controle de divisa do Mapa em Uruguaiana, além de vistoriar uma granja de aves na Serra e uma criação de suínos no Noroeste do Estado.

“O líder da missão ficou bastante satisfeito com o que apresentamos. Recebemos o grupo filipino em dezembro e em março deste ano já tivemos o reconhecimento da equivalência dos serviços de inspeção, o que foi bastante rápido”, ressalta a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares. 

Desde 2023, o Rio Grande do Sul já recebeu 12 missões internacionais interessadas em conhecer o sistema de vigilância e defesa sanitária animal do Estado.

Fonte: Governo do Estado RS

R

Autor

redação

Em: 26/06/2024, 05:25

Mais lidas
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Vítima de execução em Campo Novo é identificada
Vítima de execução em Campo Novo é identificada

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto
Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto
Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

Últimas notícias
Prisão de Suspeito por Homicídio em Coronel Bicaco
Prisão de Suspeito por Homicídio em Coronel Bicaco

Operação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar resulta no cumprimento de mandado de prisão temporária pelo assassinato de Anderson Oliveira de Deus ocorrido em setembro.

Outubro Rosa: Caminhada em Santo Augusto é transferida para o dia 21
Outubro Rosa: Caminhada em Santo Augusto é transferida para o dia 21

Em entrevista à Rádio Querência, Secretaria de Saúde reforça prevenção e alerta para mamografias gratuitas pelo SUS.

UFSM abre inscrições para Vestibular 2027 e PSS com 263 vagas em Palmeira das Missões
UFSM abre inscrições para Vestibular 2027 e PSS com 263 vagas em Palmeira das Missões

Candidatos podem se inscrever até 16 de novembro; provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de janeiro de 2027

Expofest Ijuí tem entrada gratuita nesta quarta-feira com abertura às 14h
Expofest Ijuí tem entrada gratuita nesta quarta-feira com abertura às 14h

Programação do Parque Wanderley Burmann destaca o Milk Summit Mercosul, atrações culturais, homenagens no Legislativo

Senado deve votar nesta quarta-feira PEC que acaba com a escala 6x1
Senado deve votar nesta quarta-feira PEC que acaba com a escala 6x1

Proposta que reduz a jornada máxima para 40 horas semanais e garante dois dias de folga avança no Congresso sob forte articulação política e expectativa de aprovação em dois turnos.

Justiça do Rio Grande do Sul condena 15 investigados por esquema de adulteração de leite com soda cáustica
Justiça do Rio Grande do Sul condena 15 investigados por esquema de adulteração de leite com soda cáustica

Decisão aponta o uso de substâncias químicas para mascarar a acidez, reaproveitamento de resíduos e manutenção de planilhas paralelas pela empresa Dielat em Taquara.