Rádio Querência

Lei Vini Jr.: Assembleia aprova protocolo para interromper partidas após casos de racismo e homofobia no RS

Projeto foi aprovado por 44 deputados e depende da sanção do governador Eduardo Leite (PSDB) para entrar em vigor
Lei Vini Jr.: Assembleia aprova protocolo para interromper partidas após casos de racismo e homofobia no RS
Foto: Fernando Gomes | Agência ALRS

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta terça-feira (11), o projeto de lei "Vini Júnior", de autoria da deputada Luciana Genro (PSOL). A proposta busca se somar no combate à discriminação em estádios de futebol e demais arenas esportivas. O PL 267/2023 determina o “Protocolo de Combate à Discriminação”, a ser aplicado em casos de suspeita de racismo, injúria racial ou homofobia. 

O projeto foi aprovado por unanimidade e agora segue para a sanção do governador. A aprovação ocorre poucos dias depois de serem anunciadas as condenações à prisão de três pessoas que cometeram atos racistas contra Vini Júnior na Espanha, em decisão inédita no país. 

“Os casos de racismo contra o Vini Júnior são gravíssimos e sabemos que no Brasil, infelizmente, essa também é uma realidade. Precisamos combater todas as formas de discriminação no esporte, para que quem pratica estes atos saiba que os crimes de ódio nos estádios terão consequências concretas nas competições esportivas’, coloca Luciana Genro.   

A proposta é que a partida seja interrompida até que a conduta suspeita seja cessada e, caso volte a ocorrer, que os atletas se retirem da quadra por dez minutos. Se, mesmo após essas duas medidas, a situação seguir, a partida deverá ser encerrada. O projeto ainda prevê que, caso a ocorrência seja registrada antes do início da partida, o árbitro poderá cancelar o jogo a depender da gravidade do caso. Os organizadores e administradores dos estádios deverão divulgar o protocolo de que trata a lei por meio de recursos visuais de amplo alcance. 

O  PL é baseado em lei semelhante já aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, de autoria do deputado Professor Josemar, também do PSOL. O protocolo da própria FIFA para casos de conduta discriminatória registrados durante as partidas foi usado como base para o projeto.  

Além do projeto de lei, a deputada Luciana Genro ainda criou o Manual de Combate à Discriminação nos Estádios, que traz informações sobre como denunciar e buscar auxílio a respeito de situações envolvendo a violação aos direitos humanos durante as partidas. O material vem sendo distribuído pelo mandato de Luciana no entorno dos estádios em dias de jogos, como forma de ampliar a conscientização sobre o tema.

 

Fonte: Agência de Notícias/Débora Fogliatto

R

Autor

redação

Em: 12/06/2024, 04:16

Mais lidas
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense
Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense

Diretor da Medianeira Mecânica Implementos, o empreendedor de 47 anos tinha forte ligação comunitária e empresarial em Ijuí e Santa Maria

Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí
Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí

Homem de 50 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Últimas notícias
Instituto Penal de Ijuí alcança 80% de pessoas privadas de liberdade em atividades profissionais
Instituto Penal de Ijuí alcança 80% de pessoas privadas de liberdade em atividades profissionais

São 20 frentes internas e 105 externas, nas quais há vínculos por meio de 37 cartas de emprego e 68 Termos de Cooperação

Comissão aprova punição mais rígida para motorista que causar morte no trânsito
Comissão aprova punição mais rígida para motorista que causar morte no trânsito

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado

Chás caseiros serão tema de Oficina no Docelar
Chás caseiros serão tema de Oficina no Docelar

Encontro será realizado das 14h30 às 16h e é aberto a idosos com 60 anos ou mais

Lei Vini Jr.: Assembleia aprova protocolo para interromper partidas após casos de racismo e homofobia no RS | Rádio Querência