Sobe para 17 número de mortes por leptospirose após cheias no RS
Doença é transmitida pela água suja, contaminada pela urina de ratos. Risco foi potencializado pelas inundações, que já deixaram 175 vítimas no Estado.
12/06/2024 07:16 por redação
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (11), mais duas mortes por leptospirose após os temporais e enchentes no Rio Grande do Sul. Com isso, o estado chega a 17 vítimas da doença, transmitida na água suja, contaminada pela urina de ratos.
"A leptospira [bactéria] entra através das mucosas ou pela pele – especialmente a pele danificada, machucada. Mas também, com o contato prolongado, pode ser até mesmo [contaminar] através da pele íntegra", explica Fabiano Ramos, infectologista e diretor-técnico do Hospital São Lucas da PUCRS.
Há outras quatro mortes pela doença que estão sendo investigadas pela SES. Sete óbitos foram descartados após exames. A Secretaria da Saúde recebeu 4,5 mil notificações de casos de leptospirose, dos quais 242 foram confirmados.
G1
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.