Rádio
Nenhum programa no ar
Defesa Civil do RS monitora retorno da chuva ao Estado; volumes podem ser altos em algumas regiões
Depois de alguns dias de temperatura elevada e tempo firme, a chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul no próximo final da semana. A Defesa Civil do Estado emitiu um comunicado informando que deverá haver chuva intensa entre os dias 14 e 17 de junho. Algumas regiões, afirmou a Sala de Situação neste domingo (9), podem registrar volumes superiores aos 100 milímetros no período, o que é considerado um valor alto.
Nesta segunda-feira (10), há previsão de chuva fraca para as regiões Sul e Campanha. A previsão é a de que chova 10mm durante o dia, podendo ter chuviscos na Capital também. Na terça-feira (11), o tempo já volta a ficar firme e quente em todo o Estado, permanecendo assim até sexta-feira (14), quando uma nova frente fria deve se formar na Argentina e avançar em direção ao Rio Grande do Sul.
O sistema poderá causar instabilidade para todas as regiões. A chuva deve começar na Metade Sul já na sexta-feira e, ao longo do final de semana, a condição atinge também a Metade Norte.
— A perspectiva é que essa frente fria tenha dificuldade de avançar de novo. É bom ficar atento para a possibilidade desse sistema ficar em cima do Rio Grande do Sul por alguns dias, como aconteceu em maio. Ainda está longe para saber com certeza como vai ser, mas é uma possibilidade — pontua o meteorologista Murilo Lopes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
De acordo com o comunicado, os modelos de previsão da Sala de Situação deste domingo indicam que as regiões das Missões, Centro e Noroeste podem registrar entre 50mm e 120mm de chuva durante os quatro dias. Já na Região Metropolitana, na Região dos Vales e na Serra, os volumes podem variar entre 45mm e 75mm. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que a média histórica de chuva para junho em Porto Alegre é de 130,4mm. A previsão do Inmet aponta sábado (15) como o dia mais chuvoso.
— Como tem essa tendência de o sistema ter dificuldade para avançar, volumes altos de chuva podem ser registrados. Chover entre 50mm e 120mm em três dias é bastante. Se pensarmos que, em junho, a média de chuva esperada para o Rio Grande do Sul é em torno de 130mm ou 140mm, estamos falando de 60% a 90% do esperado para o mês em poucos dias — defende.
Segundo o meteorologista, os modelos meteorológicos ainda não mostram com precisão quais áreas deverão receber mais chuva e quais volumes são esperados para o final de semana. A Defesa Civil do RS garantiu que a Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período.
Ainda, a frente fria deve fazer com que a temperatura diminua em todas as regiões no Estado. Lopes ressalta que isso não significa que o frio típico do outono retornará ao Rio Grande do Sul, apenas que os termômetros não deverão marcar valores próximos dos 30ºC.
Fonte: GZH
Autor
redação
Em: 10/06/2024, 07:11

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Homem de 24 anos alegou estar sendo perseguido por populares, mas foi desmascarado por familiares de uma menina de 12 anos

Vítima de aproximadamente 60 anos foi localizada por moradores neste domingo (05); sem sinais aparentes de violência, caso será investigado pela Polícia Civil.

Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a Operação Ruptura cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de sete suspeitos e na apreensão de armas, veículos e entorpecentes.

Ação ocorre das 7h às 12h30 no centro da cidade.

Município recebe van acessível do programa estadual "RS Sem Barreiras" em cerimônia oficial no Palácio Piratini Uma comitiva de São Valério do Sul, liderada pelo


