Festeiros pretendem produzir 10 mil unidades de pés de moleque para festa de São João Batista
Também deverão ser produzidas seis mil cucas. Vendas ocorrerão nos dias 14, 15, 18, 19 e 20 de junho, no Salão Paroquial.
07/06/2024 08:10 por redação
Foto: Cônego Jocemar Fontana
Junho é o mês de celebrar o padroeiro da Igreja Matriz, São João Batista.
São 81 edições desta festa, história marcada pela fé ao padroeiro e dedicação da comunidade católica na preparação do tradicional cardápio aguardado todos os anos, cuca e pé de moleque, além dos assados de frango e porco. Há expectativa de produzir 10 mil unidades de pés de moleque e seis mil cucas.
Em entrevista à Rádio Querência, o cônego Jocemar Fontana falou sobre a tradição da festa. Neste ano, são festeiros: Sandro Stopiglia e Sinara, Roberto Tomelero e Daiana, Fabio Souza e Silva e Denise e Lucas Kerpel e Adriana.
As vendas de cucas, assados e pé de moleque ocorrerão nos dias 14, 15, 18, 19 e 20 de junho, no Salão Paroquial. Cucas e pé de moleque serão vendidos ao valor de R$ 10, 00 a unidade, e os assados são vendidos por quilo.
Doações de ingredientes para os quitutes estão sendo arrecadados nos supermercados da cidade e na secretaria da paróquia.
Programação espiritual inclui peregrinação com o padroeiro, novena e missa com o Bispo Dom Antônio
De acordo com o cônego Jocemar, a parte espiritual da programação festiva começou em 9 de maio, com a peregrinação por todas as capelas da paróquia, da imagem do padroeiro.
Na próxima semana, dia 14, inicia a novena, que será sempre às 19 horas, na Igreja Matriz.
No dia 23 de junho, será realizada a segunda edição da quermesse, momento de integração e quitutes juninos, que culminará com o acendimento da fogueira de São João.
No dia 24, Dia do Padroeiro, tem o desfile dos carros saindo de São Valentim, benção dos carros, Missa Solene com o Bispo Dom Antônio Carlos Rossi Keller, coroamento dos reis e rainhas, apresentação dos festeiros, almoço, inauguração do piso do paroquial e, por fim, consagração das crianças à Nossa Senhora.
Fichas do almoço estão sendo vendidas com os festeiros e na secretaria da paróquia ao valor de 40 reais para adultos. Crianças, de 6 a 11 anos, pagam 20 reais.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.