Governo federal anuncia programa para pagar parte dos salários de 434 mil trabalhadores para evitar demissões no RS
Ação foi informada em coletiva de imprensa no Esporte Clube Rui Barbosa, na cidade de Arroio do Meio, na quarta visita de Lula ao Estado desde o início das cheias
06/06/2024 16:33 por redação
Destruição em Cruzeiro do Sul. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Em visita a regiões do Vale do Taquari atingidas pela enchente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou novas medidas de auxílio ao Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (6). Em entrevista coletiva concedida no Esporte Clube Rui Barbosa, na cidade de Arroio do Meio, Lula anunciou um programa de manutenção de emprego e renda voltado a trabalhadores de empresas atingidas pela enchente.
— Por medida provisória, vamos oferecer duas parcelas de um salário mínimo a todos os trabalhadores formais do RS que foram atingidos na mancha, não somente nos municípios em calamidade e emergência, mas desde que estes municípios estejam atingidos pela mancha da inundação — afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Estão incluídos no programa segmentos de trabalhadores seletistas (326.86), domésticos (40.363), estagiários (36.584) e pescadores artesanais (27.220), totalizando 434.253. Em contrapartida, as empresas se comprometem em não demiti-los por dois meses.
Visita ao RS
Esta é a quarta vez que o presidente vem ao Estado com sua comitiva desde que o evento climático começou. Pela manhã, a equipe desembarcou em Cruzeiro do Sul e visitou o bairro Passo de Estrela, um dos mais afetados pelas cheias. No início da tarde, Lula visitou Arroio do Meio e percorreu espaços destruídos pela chuva no bairro Navegantes.
— Estou aqui cumprindo o que minha mãe dizia, que o que os olhos não veem o coração não sente. Então, apenas falar que teve uma enchente no Rio Grande do Sul é uma coisa, mas a gente ver com os olhos o que aconteceu de verdade me faz voltar para Brasília com mais disposição de fazer com que a burocracia diminua muito porque o povo tem pressa — disse Lula em meio a famílias afetadas pelas enxurradas, antes da entrevista coletiva.
Comitiva federal
Acompanham Lula no RS os ministros José Múcio Monteiro, da Defesa; Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego; Nísia Trindade Lima, da Saúde; Jader Filho, das Cidades, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, que chefia o Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do RS, também está presente. Já a primeira-dama, Janja da Silva, cumpre agenda em Guaíba.
Nas viagens anteriores ao Estado, o presidente visitou Santa Maria (no dia 2 de maio), Porto Alegre (dia 5) e São Leopoldo (dia 15).
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.