Rádio
Nenhum programa no ar
1º Seminário Regional sobre Milho Silagem foi realizado em São Martinho
Realizado nesta sexta-feira (24) em São Martinho, o 1º Seminário Regional sobre Milho Silagem validou a silagem de milho como a melhor escolha para quem deseja elevar indicadores de produtividade na produção de leite. O evento foi realizado no CTG Cezimbra Jacques.
Participaram o prefeito e vice-prefeita, Jeancarlo Hunhoff e Maria Madalena Attuati da Silva, o gerente e gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Fábio Pasqualoto e Bergson dos Santos, a supervisora microrregional Rejane Gollo Fornari, a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Mariane Malgarin, além de secretários municipais, produtores de leite, extensionistas rurais e especialistas.
“Nós temos, no inverno do Rio Grande do Sul, outras culturas, mas o milho acaba sendo a melhor cultura, se pensarmos em termos de produtividade animal”, disse o palestrante do seminário, especialista em Nutrição e Alimentação Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), João Pedro Velho.
Opinião semelhante a do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Gilberto Bortolini. “Dentre as culturas que temos para fazer silagem, o milho é a que dá mais resposta à produção de leite. Além de fornecer energia, fornece fibra, que o rúmen da vaca precisa”, disse Bortolini.
“Através da seleção genética, o melhoramento do milho favoreceu a qualidade de alimento, porque a vaca não consegue aumentar o volume de alimento consumido, então melhorando o milho e a silagem melhora a produção de leite”, completou Bortolini.
Cigarrinha do milho
Outro ponto debatido no seminário foi o controle da cigarrinha (o inseto é o principal vetor das bactérias que causam os enfezamentos no milho). O tema foi apresentado pelo engenheiro agrônomo, Maico Capeletto, com mediação do extensionista rural Enéias Lenhardt.
Aos produtores de leite que pensam em reduzir a área de milho, em função da cigarrinha, o professor da UFSM, João Pedro Velho, disse que “não é uma boa estratégia, porque ainda não temos uma silagem que se compare ao milho”.
Enchente no RS
A tragédia ambiental, que afetou a produção de leite no Vale do Taquari, pode ser um momento oportuno para valorizar os produtores gaúchos.
“Em função de toda essa tragédia, devemos pensar que o produtor de leite precisa ser mais valorizado, mostrando que a sua produção de leite, por hectare, se equivale a 110 sacos de soja/ha. Então valeria a pena o produtor pensar em produzir melhor, porque ainda é a cultura que mais rende por hectare”, disse o professor da UFSM, João Pedro Velho.
Mulheres na produção
A Dimensão da Ação Feminina na Cultura do Milho foi outro tema abordado durante o seminário. As produtoras de leite, Rúbia Steffen e Sabrina Traesel, falaram sobre o dia a dia na propriedade. Ambas plantam milho com a finalidade de produzirem silagem para o rebanho leiteiro.
“A gente veio refletir sobre a dimensão da ação feminina nesta atividade. A nossa mulher rural tem este papel se ser guardiã de sementes. É um momento de construção de conhecimentos e de busca de igualdade de oportunidades em diferentes culturas”, disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Silvana Canova.
Fonte: Rádio 91.5FM - Com informações da Emater/RS-Ascar
Autor
Redação
Em: 27/05/2024, 04:53

Ação integrada entre Brigada Militar, Polícia Civil e Força Tática integra a Operação Cerco Fechado para combater a criminalidade na cidade.

Com a captura do suspeito neste domingo, forças de segurança concluem a responsabilização de todos os investigados pelo homicídio e pela ocultação do corpo da vítima santo-augustense.

Honda Civic e Chevrolet S10, ambos com placas de Ajuricaba, colidiram no km 75 da rodovia; vítima fatal foi identificada como Nathanael Soares

Programação contará com almoço festivo, Grenal de Bombachas e Gaitaço Livre na sede do América FC em Santo Augusto

Enquanto adversários políticos confirmam presença no Parque Assis Brasil, presidente reeditou histórico de baixa assiduidade na feira agropecuária gaúcha.

Empresa fundada em Chiapetta, antiga Skynet, conta atualmente com mais de 50 colaboradores, quatro lojas físicas e atuação em 12 municípios da região

Com a captura do suspeito neste domingo, forças de segurança concluem a responsabilização de todos os investigados pelo homicídio e pela ocultação do corpo da vítima santo-augustense.

Cerimônia de entrega ocorrerá no dia 14 de setembro, no CTG Carreteiros dos Pampas, com transmissão ao vivo pela Rádio Querência.

Prefeito e equipe acompanharam os primeiros trabalhos do trecho que promete facilitar o transporte e impulsionar a economia regional

Quatro caminhantes que se perderam do guia durante trilha no domingo foram localizados em segurança por bombeiros e guias locais nesta terça-feira

Solenidade contou com o acendimento da Fogo Simbólico, apresentações dos alunos e a presença da Prefeita Lilian Fontoura Depiere e demais autoridades.
