Início Notícia Voltar

RS terá volta da chuva nesta quinta-feira; frio segue até o fim de semana

Instabilidade deve atingir principalmente a metade norte do Estado, com risco de temporais e vento de até 70 km/h

15/05/2024 14:46 por redação


CapaNoticia

Foto: Maira Kempf


 

Depois de dois dias com predomínio de sol e tempo firme, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira (16). A instabilidade deve atingir principalmente a metade norte do Estado, com alerta para risco de temporais e rajadas de vento de até 70 km/h. O frio intenso, contudo, perde força e a previsão é de que as mínimas não sejam tão baixas quanto as registradas nesta quarta-feira (15).

De acordo com Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, a temperatura continuará baixa durante toda a tarde desta quarta, devido à influência do ar polar. Já na quinta, essa massa de ar frio começa a se deslocar para o oceano e perde força, mas os termômetros não conseguirão se elevar tanto por conta do tempo nublado e chuvoso.

A especialista explica que a instabilidade retorna em decorrência da formação de uma área de baixa pressão no Paraguai, que ajudará a canalizar o transporte de umidade da região norte do Brasil para o RS. A chuva deve ser de intensidade moderada a forte, atingindo sobretudo Região Metropolitana, Serra, Vales, Centro, Norte, Noroeste e Missões. Na Capital e em Passo Fundo, por exemplo, os acumulados podem chegar a 20 milímetros — a média para o mês, costuma variar entre 140 e 180 milímetros.

— Há alertas para temporais e ventos de até 70 km/h. Essa chuva será mais fraca de manhã, mas ganha intensidade no decorrer do dia. Áreas mais ao Sul, Oeste e Campanha têm condição para tempo nublado e garoa. Será mais forte na metade Norte — afirma Patrícia.

Previsão do tempo até o final de semana

Sexta-feira

Na sexta-feira (17), o tempo continua fechado e chuvoso, especialmente no norte do RS, devido ao avanço de uma nova frente fria. A chuva pode ser forte em alguns períodos e novamente haverá risco de temporais. Os acumulados devem aumentar, chegando a 70 milímetros em cidades como Passo Fundo e Erechim. Em Caxias do Sul, pode chegar a 60 milímetros e, em Porto Alegre, a 40 milímetros.

Nas áreas mais ao Sul, Fronteira Oeste e região de Santa Maria, não deve ter chuva, somente aumento de nebulosidade. A entrada de uma massa de ar frio também começará a derrubar novamente as temperaturas na Fronteira Oeste. Em Uruguaiana, os termômetros variam entre 8°C e 17°C, enquanto na capital gaúcha a mínima será de 10°C e, a máxima, de 15°C.

Sábado

No sábado (18), as regiões mais ao norte do Estado, principalmente próximas da divisa com Santa Catarina, ainda podem ter condição de garoa e tempo nublado. Nas demais áreas, o tempo fica firme, com nebulosidade, mas sem previsão de chuva.

Haverá condição para geada na Campanha e a temperatura baixa mais. Em Bagé, a mínima prevista é de 4°C e, a máxima, de 13°C. Em São José dos Ausentes, os termômetros variam entre 5°C e 11°C. Já em Santa Maria, a variação será de 7°C para 14°C, enquanto em Porto Alegre, de 10°C para 17°C.

Domingo

O domingo (19) deve ter predominância de tempo firme em toda a metade Oeste, ainda com influência da massa de ar frio, que vai se deslocar mais pelo oceano. Pode haver nebulosidade na Serra, nos Vales, na Região Metropolitana, na Campanha e no Sul, com chance de chuva mais fraca durante todo o dia. A temperatura seguirá baixa, com mínima de 5°C em Bagé e de 11°C na Capital.

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Programação religiosa

Ouça aqui

91.5 FM

Programação Livre
89.7
91.5