Início Notícia Voltar

Governo federal reconhece estado de calamidade em Santo Augusto; Ao todo, 336 municípios estão na lista

Até a noite do domingo, Defesa Civil havia registrado 78 mortes pela tragédia climática.

06/05/2024 06:33 por redação


CapaNoticia

Foto: Bruno Vargas


 

O governo federal reconheceu neste domingo estado de emergência para 336 municípios do Rio Grande do Sul, atingidos pelas fortes chuvas que assolam a região.

Com o reconhecimento do estado de calamidade, os municípios ficam aptos, por exemplo, a receber com mais rapidez e menos burocracia repasses de verbas federais.

A lista completa dos 336 municípios foi publicada no "Diário Oficial da União". Entre eles estão Santo Augusto, Barra do Guarita, Chiapetta,Coronel Bicaco,Crissiumal,  Inhacorá, Miraguaí, Nova Ramada, Redentora, Sede Nova, Tenente Portela e Três Passos. (veja a lista completa ao final desta reportagem).

No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Rio Grande do Sul e falou sobre ações para a região.

Segundo Lula, "não haverá impedimento da burocracia" para recuperar o estado.

"A gente deve muito ao Rio Grande do Sul sob todos os aspectos. Queria dizer ao povo gaúcho: o que estamos fazendo é dando ao Rio Grande do Sul aquilo que ele merece. Se ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora de o Brasil ajudar o Rio Grande do Sul", afirmou Lula.

A comitiva do presidente foi formada também por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministros do governo.

78 mortes até o domingo

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirma que 78 mortes foram confirmadas em razão dos temporais que atingem o estado, conforme boletim divulgado às 18h deste domingo (5). Outros quatro óbitos já confirmados estão sendo investigados, para verificar se têm relação com a tragédia.

G1



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramodance

Ouça aqui

91.5 FM

Gramodance
89.7
91.5