Com resquícios do El Niño, RS terá chuva e temperatura acima da média em maio
Fenômeno está mais fraco, mas seguirá influenciando o clima do Estado
02/05/2024 07:18 por redação
Jefferson Botega / Agencia RBS
Maio deve ser parecido com os últimos meses no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva e temperatura acima da média neste mês. Apesar de como se inicia, a segunda quinzena poderá ser de tempo frio e seco. Segundo meteorologistas, El Niño está mais fraco, mas segue influenciando o clima do Estado.
Segundo dados do Instituto Nacional de meteorologia (Inmet), a média climatológica do mês de maio costuma ficar entre 100 e 180 milímetros no Rio Grande do Sul. O mapa da Climatempo (confira abaixo) mostra que grande parte do Estado terá chuva acima da média, enquanto algumas regiões registrarão chuva um pouco acima do volume esperado para o período.
Parte da Região Sul e da Campanha deverão receber chuva um pouco acima da média, ou seja, entre 10 e 30 milímetros além do habitual. Em Pelotas, a média climatológica para o mês de maio é 117,1 milímetros. Já a Região Metropolitana pode registrar volumes ainda maiores de chuva. Em Porto Alegre, o normal para o mês de maio é 112,8 milímetros de chuva.
Todo o Rio Grande do Sul terá chuva além do esperado durante o mês de maio.Climatempo / Divulgação
A chuva que iniciou na segunda-feira (29) e que pode persistir até sexta-feira (3) terá papel significativo no volume total de chuva do mês de maio. A situação deve melhorar ao longo da segunda semana do mês, embora continue chovendo. De acordo com a previsão, os próximos episódios de maio não deverão ser tão frequentes e intensos como neste começo de mês no Estado.
— Pode ser que nos primeiros 10 dias do mês venha uma massa de ar um pouco mais forte e outras instabilidades. Agora, toda frente fria que passar deve trazer alguma chuva. Mas, na segunda quinzena de maio, tempo será mais frio e seco comparado aos meses anteriores. A segunda metade do mês será menos chuvosa — garante Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet.
A tendência é que a temperatura também fique acima da média. Isso não significa, porém, que haverá dias de calorão ou o famoso veranico de maio. Ainda é cedo para prever eventos extremos como esses. A previsão é de que as máximas fiquem 1°C ou 2°C acima do habitual.
— Em boa parte da Região Central, do Norte, Região das Missões, Região dos Vales, Região Metropolitana e Serra, a temperatura deverá ser acima da média. Já na Campanha, Oeste, Região Sul e parte da Região Central, a temperatura ficará dentro da média esperada — explica Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo.
Algumas regiões poderão registrar temperatura dentro ou pouco acima da média.Climatempo / Divulgação
Em Porto Alegre, a média climatológica de temperatura máxima é 22,6°C em maio. Já em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, esse valor costuma ficar em 21,7°C. O El Niño, mesmo que enfraquecido, é um dos responsáveis pela elevação das máximas no mês. Além disso, o Oceano Atlântico, que está mais aquecido, também contribui.
— A transição do El Niño continua e deve terminar no final do mês. Rapidamente deveremos entrar para um La Niña. A expectativa é que no inverno, entre junho e julho, já tenhamos La Niña — prevê Schneider.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.