Rádio Querência

Inmet atualiza para vermelho alerta de temporais no RS

Até pelo menos meio-dia desta terça-feira (30) a chuva deve ser volumosa e com vento forte em praticamente todo o Estado
Inmet atualiza para vermelho alerta de temporais no RS
Alerta vermelho vale até as 12h de terça-feira (30). Reprodução / Inmet

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou para vermelho o alerta de tempo severo no Rio Grande do Sul nas próximas horas. O novo aviso coloca a Metade Sul — exceto o Extremo Sul —, Campanha, Centro, Noroeste, Faixa Leste e Região Metropolitana em situação de "grande perigo" para chuva volumosa até pelo menos o meio-dia de terça-feira (30).

 

Conforme o alerta do Inmet, há previsão de chuva com volume superior a 60 mm/h, o que gera grande risco de alagamentos, transbordamento de rios e chance de deslizamentos de encostas e áreas de risco. 

Já a Sala de Situação da Defesa Civil alerta para rajadas de vento com velocidade de 40 a 50 km/h, podendo passar dos 60 km/h, especialmente na Campanha, Sul e Costa Doce.

— A gente já tem, no momento, precipitação em torno de 50, 60, 70 milímetros, em grande parte dessa Região Central, Região Metropolitana, região de Alegrete, Caçapava do Sul. Só que a previsão para as próximas 24, 36 horas é de que chova pelo menos mais 100mm — alertou no Gaúcha Mais desta segunda o coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, Marcelo Schneider.

Seguem alertas laranja e amarelo

Mesmo atualizando o alerta para vermelho, o Inmet manteve outros dois avisos de tempo severo no RS. O laranja segue válido até as 18h de quinta-feira (2), colocando praticamente todo o Estado — exceto o Norte – com risco de tempestade. Já o alerta amarelo, válido até as 10h de amanhã, prevê chuva mais volumosa na área de Erechim e Passo Fundo. 

Previsão para a semana

  • Terça-feira

A previsão é de chuva e vento forte e eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e região metropolitana de Porto Alegre. Os volumes variam entre 30 a 50mm/dia, podendo passar dos 70mm/dia na Campanha, Sul e Costa Doce. Durante as instabilidades, o vento sopra com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h, podendo passar dos 80 km/h.

  • Quarta-feira 

Há condição para temporais isolados com chuva e vento intenso e eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e região metropolitana de Porto Alegre. Os volumes variam entre 60 a 80mm/dia, podendo passar dos 100mm/dia na Campanha e Sul. Durante as instabilidades, o vento sopra com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h, podendo passar dos 80 km/h.

Fonte: GZH

R

Autor

redação

Em: 29/04/2024, 14:46

Mais lidas
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Vítima de execução em Campo Novo é identificada
Vítima de execução em Campo Novo é identificada

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto
Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto
Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

Últimas notícias
Suspeito de matar companheira a facadas em Barra do Guarita é indiciado pela Polícia Civil
Suspeito de matar companheira a facadas em Barra do Guarita é indiciado pela Polícia Civil

Noraysis El Carmen Planche, 36 anos, foi morta no dia 4 de outubro após ser perseguida pelo companheiro no centro da cidade

Rato morto em bolo: fiscalização encontrou fezes e urina de roedores em confeitaria no RS
Rato morto em bolo: fiscalização encontrou fezes e urina de roedores em confeitaria no RS

Consumidor chegou a comer parte do doce antes de notar o animal. Fiscalização interditou duas unidades da empresa na capital gaúcha após encontrar fezes, urina e produtos vencidos.

GAPOCISA realiza jantar para apresentação de resultados e anuncia nova viatura 0km para a Polícia Civil de Santo Augusto
GAPOCISA realiza jantar para apresentação de resultados e anuncia nova viatura 0km para a Polícia Civil de Santo Augusto

O evento reuniu lideranças locais, empresários e autoridades para a apresentação de um balanço das ações realizadas.

Bingo beneficente do Lions Clube de Santo Augusto destina R$ 14 mil ao Hospital Bom Pastor
Bingo beneficente do Lions Clube de Santo Augusto destina R$ 14 mil ao Hospital Bom Pastor

O Lions Clube de Santo Augusto agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso da iniciativa

Dilly Sports encerra atividades de sua unidade industrial em Crissiumal
Dilly Sports encerra atividades de sua unidade industrial em Crissiumal

Mais de 100 trabalhadores foram desligados, enquanto o município busca alternativas para a ocupação do prédio industrial.