Hospital Bom Pastor está com 20 pacientes internados por dengue
Entre os pacientes, há uma criança de cinco anos
16/04/2024 09:14 por Maira Kempf
É crescente o número de pacientes com dengue em Santo Augusto que precisam de auxílio hospitalar.
Nesta terça-feira, 16, a direção do Hospital Bom Pastor informou 20 internações pela doença causada pelo mosquito aedes aegypti, destes, 11 são moradores de Santo Augusto.
Outra informação que traz alerta é que um dos pacientes internados na casa de saúde é uma criança, de 5 anos.
Com este elevado número de internações, a casa de saúde segue com superlotação. A orientação é para que a comunidade procure o primeiro atendimento nas unidades de saúde e vá ao hospital somente em casos de urgência e emergência.
A dengue é uma doença febril grave, causada por um arbovírus — vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti.
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia — quando os mosquitos são mais ativos — proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.
No Rio Grande do Sul, desde o início do ano, são 70 óbitos por dengue.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.