Rádio Querência

Hospital de Clínicas Ijuí realiza transplante renal entre irmãs

Os laços entre duas irmãs ijuienses ficaram ainda mais fortalecidos graças a um transplante de rim realizado no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), em março
Hospital de Clínicas Ijuí realiza transplante renal entre irmãs
Foto: Divulgação

 

Os laços entre duas irmãs ijuienses ficaram ainda mais fortalecidos graças a um transplante de rim realizado no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), em março. O procedimento só foi possível após inúmeros exames, que confirmaram a compatibilidade de órgãos entre Thalia Karlinski Cargnelutti, de 26 anos, e a doadora, Carlise Karlinski Cargnelutti, de 41 anos.

Diabética desde os 10 anos, Thalia apresentou, em 2017, o diagnóstico de pielonefrite complicada, uma infecção renal sintomática grave, levando à perda funcional de um de seus rins. Cinco anos depois, por complicações do diabetes, o outro órgão também entrou em falência. Em junho de 2023, ela iniciou o tratamento de hemodiálise.

“Quando eu entrei na fila para o transplante, o médico perguntou se eu teria algum parente que poderia ser o meu doador. Os meus pais já têm uma idade mais avançada, então a minha irmã disse que, se fossemos compatíveis, ela faria isso por mim. Quando veio o resultado do exame começamos o processo para fazer o transplante, sempre apoiando uma à outra”, conta Thalia.

Para Carlise, o transplante foi uma oportunidade de devolver a normalidade à vida da irmã mais nova:

“Me sinto muito feliz porque eu doei uma parte de mim a uma pessoa que amo e que precisava dessa cirurgia para voltar a ter uma vida normal. Ela é uma guerreira e penso que também sou. Fiz isso pelo amor que temos uma pela outra”, avalia.

O procedimento

Uma das responsáveis pelo transplante, a médica nefrologista do HCI, Helena Martins Balbé, explica que, a partir do momento em que o indivíduo doa um rim em vida, torna-se um paciente renal crônico. “As funções renais do doador vivo podem ser realizadas de forma normal por um único rim. Mas, como ele fica com um único órgão, precisa de acompanhamento contínuo do nefrologista. Já o receptor, terá remédios imunossupressores prescritos para diminuir a chance de rejeição”.

A médica comemora o sucesso do procedimento e do pós-operatório, já que ambas tiveram alta poucos dias após o transplante. “Correu tudo muito bem. Estamos muito felizes com esse transplante, e por saber o quanto nosso trabalho é capaz de impactar na vida das pessoas”.

“Minha recuperação foi rápida, fui muito bem atendida no HCI. Os médicos são muito queridos e o pessoal da hemodiálise diz sentir falta das minhas risadas lá dentro. Mas, agora é vida nova, senti um pouco de medo de não dar certo, mas deu e eu estou muito feliz”, comemora Thalia.

Fizeram parte do procedimento de transplante renal a equipe liderada pelos médicos nefrologistas Douglas Prestes Uggeri e Helena Balbé, composta pelos cirurgiões vasculares Ana Lúcia Caetano, Vinicius Corrêa Pires, Alencar Proença e Fábio Silva, e pelos urologistas Gilnei Penno e Leonardo Bandeira. O tratamento e o procedimento foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Assessoria de Imprensa

R

Autor

redação

Em: 11/04/2024, 11:58

Mais lidas
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo
São Valério do Sul: Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense
Morte trágica do empresário André Saccol em acidente na BR-158 abala a região ijuiense

Diretor da Medianeira Mecânica Implementos, o empreendedor de 47 anos tinha forte ligação comunitária e empresarial em Ijuí e Santa Maria

Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí
Acidente com morte é registrado na ERS-155 em Ijuí

Homem de 50 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Três homens são presos após policial militar de folga intervir em invasão à casa de vizinho em Ajuricaba
Três homens são presos após policial militar de folga intervir em invasão à casa de vizinho em Ajuricaba

Policial foi até a residência após ouvir pedidos de socorro. Dois dos três suspeitos foram atingidos por tiros, mas não correm risco de vida

Últimas notícias
Final de semana teve tom musical em Santo Augusto com o XVIII Festival Quebra-Costelas
Final de semana teve tom musical em Santo Augusto com o XVIII Festival Quebra-Costelas

Nesta edição, segundo o músico Maximiliano Philippsen (Tchê Tuco) foram produzidas 22 músicas e poesias inspiradas nas temáticas “O que os retratos não registram” e “Batalhas e cicatrizes”.

Santo Augusto sediará o 1º Fórum Regional de Alfabetização nesta terça-feira
Santo Augusto sediará o 1º Fórum Regional de Alfabetização nesta terça-feira

O evento acontecerá no Auditório do Sicredi, reunindo professores dos 1º e 2º anos da Educação Básica e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação da região.

Frio ganha força no RS e atinge pico entre quarta e quinta; veja a previsão da semana
Frio ganha força no RS e atinge pico entre quarta e quinta; veja a previsão da semana

Massa de ar polar provoca nova queda na temperatura, com mínimas entre 3°C e 4°C em grande parte do Estado

Acidentes em estradas do RS deixam ao menos nove pessoas mortas neste final de semana
Acidentes em estradas do RS deixam ao menos nove pessoas mortas neste final de semana

Serra gaúcha registrou maior número de vítimas entre os acidentes de trânsito contabilizados pelas autoridades entre sábado (16) e domingo (17)

Convocação da Seleção Brasileira para Copa: horário e onde assistir ao vivo
Convocação da Seleção Brasileira para Copa: horário e onde assistir ao vivo

Carlo Ancelotti anuncia a lista a partir das 17h desta segunda-feira (18)

Hospital de Clínicas Ijuí realiza transplante renal entre irmãs | Rádio Querência