Rádio Querência

Safra de grãos no RS deve ser 45,3% maior, aponta levantamento da Conab

A projeção coloca o estado na posição de segundo maior produtor do grão no país, ficando atrás apenas do Mato Grosso
Safra de grãos no RS deve ser 45,3% maior, aponta levantamento da Conab

 


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (11) o seu sétimo levantamento da safra de grãos 2023/24. O Brasil deve produzir 294,1 milhões de toneladas, numa área total de 78,53 milhões de hectares. Isso representa uma queda de 8% ou 25,7 milhões abaixo do volume obtido na safra passada. A quebra se deve, sobretudo, à atuação da forte intensidade do fenômeno El Niño.

Na contramão nacional, o Rio Grande do Sul apresenta um cenário de aumento de produção em todas as principais culturas, com previsão de colher 40,09 milhões de toneladas de grãos, uma alta de 45,3% em relação à safra 2022/23, quando foram produzidas 27,58 milhões de toneladas. Já a área total destinada ao plantio no estado teve elevação de 0,4%, chegando a 10,34 milhões de hectares.

“Após duas safras consecutivas de perdas na produção de algumas das principais culturas no estado, as condições da safra atual têm sido significativamente melhores e devem fazer com que a produção, em especial de soja, milho e feijão, retorne a patamares dentro da normalidade”, destaca o presidente da Conab, Edegar Pretto.

A Companhia estima a produção de 21,89 milhões de toneladas de soja, 68,1% a mais do que na safra passada. “Essa recuperação coloca o estado na posição de segundo maior produtor do grão no país, ficando atrás apenas do Mato Grosso”, afirma Pretto. A área total plantada com a leguminosa no RS é de 6,67 milhões de hectares, uma alta de 1,8%. 

De acordo com Marcio Schorr, gerente de Desenvolvimento e Suporte Estratégico da Superintendência Regional da Conab no RS, a soja deve ter a produtividade retornando a valores muito próximos da média dos melhores anos, e, impulsionada pelo aumento de área, deve registrar a maior produção total da série histórica.

O estado gaúcho também deve colher 5,13 milhões de toneladas de milho; 4,38 milhões de toneladas de trigo; 7,47 milhões de toneladas de arroz e 77,8 mil toneladas de feijão. Quando comparadas com os resultados obtidos na safra anterior, as altas na produção são, respectivamente, de 37,5%, 51,1%, 7,8% e 10%.

No que diz respeito ao tamanho das lavouras, a Conab projeta aumento de 4,4% na área plantada com arroz, chegando a 900,6 mil hectares e de 1,9% na área com feijão, atingindo 48,5 mil hectares. Mesmo apresentando aumento nas estimativas de produção, a área com milho teve queda de 2%, totalizando 814,9 mil hectares, e a área com trigo caiu 6,5%, registrando 1,4 milhões de hectares.


 

Fonte: CONAB

R

Autor

redação

Em: 11/04/2024, 10:58

Mais lidas
Operação Rancho Fechado: Segunda fase desarticula esquema de tráfico de drogas em Santo Augusto
Operação Rancho Fechado: Segunda fase desarticula esquema de tráfico de drogas em Santo Augusto

Ação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e canil de Santa Rosa cumpriu mandados, apreendeu veículo e neutralizou a atuação de detento que chefiava o esquema de dentro do presídio.

Granizo atinge municípios gaúchos e Estado entra em alerta máximo para temporais e risco de tornados
Granizo atinge municípios gaúchos e Estado entra em alerta máximo para temporais e risco de tornados

Frente fria e ciclone extratropical provocam tempo severo no Rio Grande do Sul; Inmet alerta para ventos acima de 100 km/h, granizo e possibilidade de tornados

Novas nomeações da Diocese de Frederico Westphalen trazem mudanças para Três Passos e Santo Augusto
Novas nomeações da Diocese de Frederico Westphalen trazem mudanças para Três Passos e Santo Augusto

Anúncio oficial da Chancelaria Diocesana detalha o remanejamento de sacerdotes e as datas das posses canônicas para as comunidades da região.

Últimas notícias
Prefeitura de Santo Augusto reforça frota municipal com dois novos veículos
Prefeitura de Santo Augusto reforça frota municipal com dois novos veículos

Automóveis zero quilômetro serão destinados às secretarias de Assistência Social e de Obras e representam investimento de R$ 282 mil.

Seminário Agro movimenta Santo Augusto com debates, tecnologia e oportunidades para o setor rural
Seminário Agro movimenta Santo Augusto com debates, tecnologia e oportunidades para o setor rural

Evento será realizado de 12 a 14 de agosto, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, reunindo especialistas, produtores e empresas durante a 27ª Expofeira.

EMEF Sol Nascente destaca-se com índices expressivos no IDEB; Confira relato da Diretora Cristiane Silva
EMEF Sol Nascente destaca-se com índices expressivos no IDEB; Confira relato da Diretora Cristiane Silva

À Rádio Querência, a diretora Cristiane Silva reportou os resultados e enalteceu o trabalho da comunidade escolar, destacando a importância dessa conquista a nível nacional para Santo Augusto.