RS tem alerta de temporais para quinta-feira
O Rio Grande do Sul está sob alerta de perigo de chuva forte, ventos e granizo entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (21)
20/03/2024 14:55 por redação
O Rio Grande do Sul está sob alerta de perigo de chuva forte, ventos e granizo entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (21). Em mais de 20 cidades, ao menos 230 pessoas já estão fora de casa devido a chuvas isoladas nos últimos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que indica perigo, para quase todo o território do estado, exceto pela Região Norte. Ainda nesta quarta (20), o Sul do estado e parte da Campanha já estão em alerta de perigo para transtornos climáticos. Confira os mapas abaixo.
Alerta na quarta-feira (19), à esquerda, e alerta do dia seguinte, à direita — Foto: Reprodução/Inmet
Nos últimos dias, cidades do estado já sofrem transtornos por causa da chuva. Ao menos 22 municípios relataram danos à Defesa Civil estadual. Veja a lista abaixo. Mais de 230 pessoas estão fora de casa, das quais 94 desabrigadas – acolhidas em abrigos – e 139 desalojadas – em casas de familiares ou amigos.
Em Alegrete, a cheia do Rio Ibirapuitã, deixou 134 pessoas fora de casa. A prefeitura abriu dois abrigos para acolher os moradores.
Em Santa Rosa, não há pessoas fora de casa, mas a cidade registra transtornos: uma ponte na comunidade de Lajeado Figueira despencou com a força da água.
Frederico Westphalen decretou estado de emergência após a chuva alagar ruas da cidade na madrugada de quarta-feira (19).
Municípios que reportaram danos ou ocorrências de 14 a 20 de março, segundo a Defesa Civil:
- Nova Esperança do Sul
- Mata
- Uruguaiana
- Erechim
- Alegrete
- São Martinho da Serra
- Quaraí
- Barra do Quaraí
- Três Passos
- Campo Novo
- Rolador
- Roque Gonzales
- São Nicolau
- Frederico Westphalen
- Santo Ângelo
- Garruchos
- Dezesseis de Novembro
- São Pedro do Butiá
- Porto Vera Cruz:
- Tucunduva
- Santa Vitória do Palmar
- Vista Alegre
G1
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.