Rádio
Nenhum programa no ar
Pai e filha internados por dengue morrem com 18 minutos de diferença em Joinville
Pai e filha que estavam hospitalizados por complicações causadas pela dengue morreram com apenas 18 minutos de diferença em Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina e que sofre com uma epidemia da doença. O estado decretou emergência epidemiológica em 22 de fevereiro.
Os aposentados Francisco Jatczak, de 95 anos, e a filha Teresinha Jatczak, de 67, estavam internados em hospitais diferentes e morreram às 20h30 e 20h48 de segunda-feira (26), respectivamente, conforme declarações de óbito.
Conforme os documentos, assinados por médicos, Francisco morreu em decorrência da dengue, assim como a filha Teresinha. Ela, no entanto, também teve outras condições associadas à morte, como insuficiência cardíaca, taquicardia ventricular e pneumonia bacteriana.
A neta do idoso, Tatiane Dorneles de Paula Karpinski, que também é sobrinha de Teresinha, disse que os dois moravam juntos e começaram com sintomas cerca de 15 dias antes da morte. Eles sentiram dor no corpo, febre e cansaço extremo.
A tia foi para a unidade hospitalar da Unimed em 15 de fevereiro. Já o avô foi levado ao Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, da rede pública, dois dias depois.
Segundo a prefeitura de Joinville, que monitora as mortes pela doença, sendo o município com mais casos de dengue registrados no estado (veja mais abaixo), a investigação epidemiológica sobre as causas das mortes não tinha sido concluída até as 9h35 desta quinta-feira.
Família unida
Francisco morava com a esposa e a filha Teresinha em uma casa em Joinville. A história deles, segundo Tatiane, é "cheia de detalhes, com muito amor envolvido e caridade".
"Minha tia nunca se casou, nunca teve filhos. Doou 100% da sua vida a cuidar do pai e da mãe, um exemplo de mulher. Bondade e amor brotavam do coração dela, transbordava caridade, sempre ajudando os outros", declara a sobrinha de Tere, como era conhecida pelos familiares mais próximos.
Tatiane, que perdeu a mãe há 16 anos, também viu em Terezinha um carinho materno. "Mas a vida dela foi dedicada a cuidar dos pais", informou.
"Éramos muito próximos. Desde que nasci convivo com eles. [...] Neste momento de dor, só Deus para confortar nosso coração, que está dilacerado", afirmou.
Dengue
Santa Catarina tem mais e 29 mil casos prováveis de dengue, segundo dados retirados do painel da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) na manhã desta quinta-feira.
Só em Joinville, onde ocorreram as mortes, são quase 11 mil ocorrências, concentrando 37% dos casos no estado. Das 11 mortes confirmadas em Santa Catarina, oito foram na cidade (72%).
O município foi o primeiro do estado a começar a vacinação contra a dengue, no sábado (24), após o envio de doses pelo Ministério da Saúde. O público-alvo são crianças de 10 e 11 anos.
Um levantamento da Dive sobre a presença do mosquito Aedes aegypti mostrou que 47 municípios de Santa Catarina apresentam alto risco de transmissão de dengue.
Fonte: G1
Autor
redação
Em: 29/02/2024, 12:08

Ação integrada entre Brigada Militar, Polícia Civil e Força Tática integra a Operação Cerco Fechado para combater a criminalidade na cidade.

Com a captura do suspeito neste domingo, forças de segurança concluem a responsabilização de todos os investigados pelo homicídio e pela ocultação do corpo da vítima santo-augustense.

Honda Civic e Chevrolet S10, ambos com placas de Ajuricaba, colidiram no km 75 da rodovia; vítima fatal foi identificada como Nathanael Soares

Enquanto adversários políticos confirmam presença no Parque Assis Brasil, presidente reeditou histórico de baixa assiduidade na feira agropecuária gaúcha.

Programação contará com almoço festivo, Grenal de Bombachas e Gaitaço Livre na sede do América FC em Santo Augusto

Veículo que teria saído da região de fronteira com a Argentina foi interceptado após informações da inteligência; duas pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia de Polícia de Três Passos

Serviços em Porto Soberbo e Porto Mauá foram suspensos temporariamente devido ao alto nível da água, com expectativa de normalização ao longo do dia

Grêmio (GESA) e Canarinho do Passo da Laje decidem o título da categoria principal no dia 13 de setembro.

Evento terá início as 17h

Paulo Gonet argumenta que o ministro André Mendonça extrapolou competências ao ordenar à Polícia Federal apuração contra integrante do STF sem aval do Plenário.

Empresa fundada em Chiapetta, antiga Skynet, conta atualmente com mais de 50 colaboradores, quatro lojas físicas e atuação em 12 municípios da região
