Rádio Querência

Deputados bolsonaristas apresentarão pedido de impeachment contra Lula por fala sobre Holocausto

Deputados de oposição rotularam a declaração do presidente como "injustificável, leviana e absurda"
Deputados bolsonaristas apresentarão pedido de impeachment contra Lula por fala sobre Holocausto
Lula durante coletiva de imprensa em Adis Abeba, na Etiópia, onde deu as declarações sobre o conflito em Gaza. Ricardo Stuckert / Presidência da República/Divulgação

 

Um grupo composto por mais de 40 deputados federais que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) planeja apresentar um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso ocorre em resposta às declarações de Lula no domingo (18), onde ele comparou o conflito entre Israel e a Palestina ao Holocausto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os deputados referem-se a um trecho da lei que embasa os crimes de responsabilidade para fundamentar o pedido. Segundo o texto, é considerado crime "cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Os parlamentares afirmam que a declaração de Lula é "injustificável, leviana e absurda".

“É uma afronta aos judeus, aos descendentes do horror do nazismo e algo que só fomenta o crescimento do antissemitismo no Brasil”, diz o texto.

— Não se pode comparar o incomparável. Nada se compara à maior tragédia da humanidade, que foi o Holocausto e que vitimou 6 milhões de judeus, além de diversas minorias — disse Carla Zambelli (PL-SP), uma das signatárias.

Em Adis Abeba, na Etiópia, Lula afirmou que não há paralelo além do que está ocorrendo em Gaza, exceto pelo que foi feito durante a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

— O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus — declarou Lula.

Segundo o especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo, para configurar o crime de responsabilidade, é necessário mais do que apenas o discurso de Lula.

— Entendo que para caracterizar o tipo da lei tem que ter mais do que discurso ou opinião. Teria que ter envio de armas, soldados, ajuda para a manutenção do conflito. Entendo que comprometer a neutralidade é efetivamente se engajar por um dos lados. Por enquanto foi só discurso — afirmou.

Essa não foi a única reação proveniente do Congresso. No Senado, o grupo parlamentar Brasil-Israel da Casa condenou e rotulou o pronunciamento de Lula como "tendencioso e desonesto".

fala também foi condenada pelo primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, e por entidades judaicas no Brasil, como a Confederação Israelita do Brasil (Conib). Para a Conib, a declaração do presidente foi uma "distorção perversa da realidade" e "ofende a memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes". (confira na íntegra abaixo).

Benjamin Netanyahu disse que "comparar Israel ao Holocausto nazista e Hitler é cruzar uma linha vermelha". Trata-se de uma reação a fala do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

"As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e sérias. São sobre banalizar o Holocausto e tentar ferir o povo judeu e o direito Israelense de se defender", declarou Netanyahu em seu perfil no X (antigo Twitter).

Confira na íntegra a nota da Confederação Israelita no Brasil

"A Conib repudia as declarações infundadas do presidente Lula comparando o Holocausto à ação de defesa do Estado de Israel contra o grupo terrorista Hamas. Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua Carta de fundação a eliminação do Estado judeu. Essa distorção perversa da realidade ofende a memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes.

O governo brasileiro vem adotando uma postura extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira. A Conib pede mais uma vez moderação aos nossos dirigentes, para que a trágica violência naquela região não seja importada ao nosso país."

Fonte: Gaúcha ZH

R

Autor

redação

Em: 19/02/2024, 12:09

Mais lidas
Suspeito de estupro de vulnerável é preso preventivamente em Santo Augusto
Suspeito de estupro de vulnerável é preso preventivamente em Santo Augusto

Homem de 39 anos foi localizado pela Polícia Civil e encaminhado ao presídio de Três Passos

Ernani Polo anuncia saída do Progressistas após mais de 30 anos e confirma filiação ao PSD
Ernani Polo anuncia saída do Progressistas após mais de 30 anos e confirma filiação ao PSD

Deputado afirma que decisão foi motivada por divergências internas e projeta nova etapa na carreira política

Grande apreensão de drogas é registrada em Santo Augusto após perseguição de mais de 30 km
Grande apreensão de drogas é registrada em Santo Augusto após perseguição de mais de 30 km

Ação conjunta entre forças de segurança resultou na localização de quase 47 kg de maconha e prisão de suspeitos

Igreja Matriz divulga programação da Semana Santa em Santo Augusto
Igreja Matriz divulga programação da Semana Santa em Santo Augusto

Celebrações iniciam no Domingo de Ramos e seguem até a Páscoa com missas, confissões, procissões e ritos tradicionais

Últimas notícias
Conta de luz: Aneel mantém bandeira tarifária verde em abril
Conta de luz: Aneel mantém bandeira tarifária verde em abril

Agência mantém bandeira verde desde janeiro, graças a chuvas. Bandeira verde significa que há condições favoráveis de geração de energia e não haverá cobrança adicional na tarifa.

Escola José Andrighetto celebra 100 anos com programação especial em São Jacó
Escola José Andrighetto celebra 100 anos com programação especial em São Jacó

Instituição de São Jacó mantém atividades e prepara confraternização e almoço festivo para marcar o centenário

Polícia investiga destino de droga apreendida em Santo Augusto: “Ao que tudo indica, não seria para o município”
Polícia investiga destino de droga apreendida em Santo Augusto: “Ao que tudo indica, não seria para o município”

Carga de 46,7 quilos de maconha foi apreendida após perseguição que iniciou na ERS-210; motorista foragido e passageira foram presos e autuados por tráfico

Motorista foge após colisão em acidente na ERS-155 e caso será investigado pela Polícia Civil
Motorista foge após colisão em acidente na ERS-155 e caso será investigado pela Polícia Civil

Caminhonete de São Martinho capotou após colisão traseira na ERS-155

Associação Hospitalar Bom Pastor realizará assembleia nesta terça-feira, 31
Associação Hospitalar Bom Pastor realizará assembleia nesta terça-feira, 31

O encontro acontecerá no refeitório do Hospital Bom Pastor, com primeira convocação marcada para as 19h e segunda convocação às 19h30min.