Início Notícia Voltar

Inmet emite alerta laranja para perigo de tempestade no RS

Chuva pode ser acima da média em algumas regiões do Estado, podendo chegar aos 100 milímetros em 24h

13/02/2024 08:06 por redação


CapaNoticia

Chuva pode ser acima da média em algumas regiões do Estado, podendo chegar aos 100 milímetros em 24h. Jonathan Heckler / Agencia RBS


 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que sinaliza perigo de tempestade, para boa parte do Rio Grande do Sul. O aviso, válido das 10h desta terça-feira (13) até as 10h de quarta-feira (14), indica que há chance de ter chuva volumosa, intensa rajadas de vento e queda de granizo em, pelo menos, 160 municípios gaúchos.

O alerta, que engloba as regiões Central, Metropolitana, Fronteira Oeste, Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte, chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Segundo o Inmet, há possibilidade de chover entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros no dia

 

Inmet / Reprodução

Aviso engloba pelo menos 160 municípios gaúchos, além de Santa Catarina e Paraná.Inmet / Reprodução

Esses volumes de chuva podem ser considerados altos para um curto período de tempo. Em Porto Alegre, a média histórica de fevereiro é de 110,8 milímetros de chuva durante todo o mês. Na Capital, pancadas isoladas podem ocorrer durante toda terça-feira e madrugada de quarta-feira.

O aviso do Inmet também abrange cidades como Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Cruz Alta e Torres, por exemplo.

Além disso, o Inmet alerta para a possibilidade de rajadas intensas de vento, podendo variar entre os 60km/h e 100km/h. As velocidades previstas se aproximam das registradas na tempestade que atingiu a Região Metropolitana em janeiro deste ano. O órgão aconselha que as pessoas não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. 

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Amanhecer na Querência
89.7
91.5