Rádio
Nenhum programa no ar
Possível morte em decorrência da dengue está sendo investigada em Tenente Portela
A morte de uma idosa, ocorrida nesta quarta-feira (31), em Tenente Portela, está sendo investigada e pode ser o primeiro óbito em decorrência da dengue no RS, neste ano de 2024. A mulher, de 71 anos de idade e moradora da cidade, estava internada no hospital da cidade.
De acordo com a prefeitura de Tenente Portela, seguindo determinações protocolares, o óbito está em investigação para certificar se aconteceu em decorrência da dengue. A confirmação será feita após a análise das amostras biológicas que foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado – Lacen/RS.
Tenente Portela enfrenta um surto de dengue. São 743 casos confirmados da doença até a mais recente atualização da Secretaria de Saúde do município. Quatro pacientes estão internados no Hospital Santo Antônio, em decorrência de sintomas mais graves relativos à doença.
Em reunião com a titular da Secretaria Estadual da Saúde, Arita Bergmann, na quarta-feira (31), o prefeito Rosemar Sala detalhou a situação, e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) definiu pela reativação do comitê de combate à dengue. Segundo a diretora do órgão, o grupo deve desenvolver ações de prevenção, com atividades junto às escolas, e também de assistência social.
A equipe epidemiológica de Tenente Portela está mobilizada, com medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus, febre chicungunya e febre amarela. Estão sendo realizadas aplicações de inseticida com bomba costal. Denominada Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), a técnica dispersa inseticida em locais estratégicos do ambiente.
Os profissionais de endemias estão realizando visitas domiciliares e, com a autorização dos moradores, procedem a aplicação do inseticida. Para reforçar a ação, integrantes do Corpo de Bombeiros Voluntários também estão auxiliando no trabalho. Alguns bairros da cidade receberão aplicação de fumacê, visando abranger áreas mais amplas na tentativa de conter o avanço da doença.
A Prefeitura de Tenente Portela reforça o pedido para que a população contribua, autorizando a aplicação do inseticida em suas propriedades e pontos comerciais. Além disso, ressalta a importância de todos fazerem a sua parte, com medidas preventivas individuais para evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Fonte: Fonte: Rádio Alto Uruguai
Autor
redação
Em: 02/02/2024, 04:42

Ação integrada entre Brigada Militar, Polícia Civil e Força Tática integra a Operação Cerco Fechado para combater a criminalidade na cidade.

Com a captura do suspeito neste domingo, forças de segurança concluem a responsabilização de todos os investigados pelo homicídio e pela ocultação do corpo da vítima santo-augustense.

Honda Civic e Chevrolet S10, ambos com placas de Ajuricaba, colidiram no km 75 da rodovia; vítima fatal foi identificada como Nathanael Soares

Acidente envolvendo Fiat Siena e GM Meriva também deixou um casal ferido no final da tarde deste domingo.

Em entrevista à TV Globo, o presidente declarou que a investigada pela PF "nunca esteve próxima" dele; postagens na internet, no entanto, mostram encontros em diferentes ocasiões

Administração entregou uniformes e EPIs e promoveu capacitação sobre saúde e segurança no trabalho

Documento estabelece metas e diretrizes para fortalecer o setor rural do município ao longo dos próximos dez anos

Estabelecimento sucede a Big Farma, mantém equipe e atendimento e passa a integrar uma rede de franquias

Veículo que teria saído da região de fronteira com a Argentina foi interceptado após informações da inteligência; duas pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia de Polícia de Três Passos

Serviços em Porto Soberbo e Porto Mauá foram suspensos temporariamente devido ao alto nível da água, com expectativa de normalização ao longo do dia

Grêmio (GESA) e Canarinho do Passo da Laje decidem o título da categoria principal no dia 13 de setembro.
