Rádio Querência

Tempestade solar pode provocar desde instabilidade no rádio a mudança da cor do céu nesta semana

Centro de Previsão de Tempo Espacial dos EUA emitiu alerta para o fenômeno
Tempestade solar pode provocar desde instabilidade no rádio a mudança da cor do céu nesta semana
As tempestades solares impactam o fluxo do campo magnético da Terra. NASA/SDO / Divulgação

 

A Terra poderá sofrer, nos próximos dias, os impactos de múltiplas erupções solares identificadas entre o último domingo (21) e esta terça-feira (23) pelo Centro de Previsão de Tempo Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

As erupções solares são fenômenos que se caracterizam pela ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês) que, ao partir do Sol e chegar à Terra, pode causar uma tempestade geomagnética, cujos efeitos estão o surgimento de auroras boreais (fenômeno que provoca a mudança da cor do céu) e instabilidade em aparelhos que funcionam por onda de rádio de alta frequência.

Essas ejeções de massa coronal também são popularmente chamadas de tempestades solares, provocadas pela emissão de partículas e radiação do Sol. Na Terra, elas podem afetar os sistemas de telecomunicações, satélites e a eletricidade.

"Múltiplas erupções solares e erupções de filamentos solares foram observadas de 21 a 23 de janeiro de 2024. As ejeções de massa coronal (CMEs) associadas foram analisadas e modeladas", afirma o NOAA em alerta publicado. "Os resultados destas análises mostram impactos potenciais na Terra já no final do dia 24 de janeiro, com impactos mais prováveis entre 25 e 26 de janeiro de 2024."

Ainda no alerta, o NOAA afirma que "como resultado, os meteorologistas atualmente antecipam os níveis de tempestade geomagnética G1-Minor durante estes três dias, com níveis de tempestade mais elevados possíveis se ocorrer um impacto mais direto e/ou uma conexão mais forte com as linhas do campo magnético da Terra".

O NOAA não informou a gravidade do fenômeno que atingirá a Terra nos próximos dias.

No último domingo, o órgão também emitiu um alerta para a possibilidade de tempestade geomagnética na Terra, de nível moderado, por causa de uma CME expelida do Sol no último sábado (20).

O NOAA previu que essa erupção solar pudesse provocar influências no nosso planeta entre os dias 22 e 23 de janeiro — ou seja, entre segunda e esta terça-feira.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo Espacial, essas "erupções não são incomuns", e o público "não deve se preocupar". Mas, informou que o fenômeno da aurora boreal pode se tornar visível nos EUA nos Estados entre Nova York e Idaho.

"Temos uma, senão duas, tempestades solares indo para a Terra hoje", escreveu a física espacial Tamitha Skov, no último sábado, no X (antigo Twitter). A primeira foi lançada perto da região 3555. Espera-se que atinja o início do meio-dia de 22 de janeiro. A segunda é uma tempestade lateral lançada perto de 3559. Ela pode nos dar um golpe de raspão em 23 de janeiro".

Fonte: Gzh

R

Autor

redação

Em: 24/01/2024, 05:55

Mais lidas
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto
Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga
Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.

Últimas notícias
Inscrições para temporários da Brigada Militar terminam nesta quinta-feira
Inscrições para temporários da Brigada Militar terminam nesta quinta-feira

Prorrogadas, as inscrições devem ser feitas até as 17h de hoje pelo site da Fundatec; processo oferece mais de 600 vagas no Rio Grande do Sul.

Trabalhador de 53 anos morre após ser atingido por galho na BR-386 em Pouso Novo
Trabalhador de 53 anos morre após ser atingido por galho na BR-386 em Pouso Novo

Vítima realizava manutenção na rede elétrica às margens da rodovia quando o acidente aconteceu; sepultamento ocorre nesta tarde em Colinas.

Copa do Mundo Feminina de 2027 muda calendário de férias escolares no Brasil
Copa do Mundo Feminina de 2027 muda calendário de férias escolares no Brasil

Nova lei federal altera recesso de meio de ano para coincidir com o mundial e autoriza feriados em dias de jogos da seleção

Senado aprova "Pix Pensão" para transferência automática de alimentos
Senado aprova "Pix Pensão" para transferência automática de alimentos

Nova regra automatiza o desconto direto em conta bancária e segue para sanção presidencial

Estão abertas as inscrições para o 10º Cantinho Nativo de Santo Augusto
Estão abertas as inscrições para o 10º Cantinho Nativo de Santo Augusto

Evento corre em agosto, paralelamente ao 17º Canto Nativo; as inscrições vão até o dia 23 de julho.

Menino de 3 anos agredido pelo pai morre em hospital
Menino de 3 anos agredido pelo pai morre em hospital

Suspeito, um missionário norte-americano, confessou as agressões e está preso preventivamente